Notícias

Banca de DEFESA: SUZANE ALFAIA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANE ALFAIA DIAS
DATA: 25/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 03 PGITEC
TÍTULO:

Uma estratégia para Alocação Eficiente de Recursos Móveis Utilizando Sistema Fuzzy para um Esquema de Planejamento e Provimento de QoS.


PALAVRAS-CHAVES:

UAV, Cidade Inteligente, QoS, Sistema Fuzzy, Cobertura de Rede.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Com o crescimento dos dados móveis e as rápidas tendências de urbanização, haverá uma densidade extremamente alta de links de counicação sem fio nas cidades, sendo assim os usuários esperam um ambiente onde possam ter acesso à internet aos seus dispositivos a qualquer hora e local. Devido a problemas no CAPEX/OPEX, uma implantação de small cells não é uma estratégia ecnômica em cenários  de tráfego de dados intenso, desta forma, a utilização de UAVs para melhorar a cobertura e o desempenho da rede torna-se viável. A fim de Qualidade de Serviço da rede, foi proposto um sistema computacional para realizar tomada de decisão que recebe como entrada informações da rede como vazão, taxa de perda de pacote e atraso, e retorna a qualidade de rede para aquele tipo específico de aplicação. O sistema como um todo verifica a necessidade ou não do uso de Veículos Aérios Não Tripulados (UAVs) para melhorar a qualidade da rede e a cobertura da área de maior demanda. De outra forma, os UAVs permanecem na estação base. Através do método proposto houve melhorias na Qualidade de Serviço (QoS) da rede, permitindo uma perda de pacotes e no atraso, e um aumento na vazão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2244883 - JOSE JAILTON HENRIQUE FERREIRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1911222 - TASSIO COSTA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 05/09/2019 09:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1