Banca de DEFESA: FABRICIO ROSSY DE LIMA LOBATO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO ROSSY DE LIMA LOBATO
DATA: 07/06/2019
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

Aprovisionamento Dinâmico de Recursos em Redes Ópticas Elásticas Multiplexadas por Divisão de Espaço considerando Limitações de Camada Física

Algoritmo Guloso, Diafonia entre núcleos, Fibra Multi-Núcleo, Multiplexação por Divisão Espacial, Rede Óptica Elástica, Roteamento, Atribuição de Núcleo e Espectro

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Em redes ópticas elásticas (EON), empregando fibra multi-núcleo (MCF) monomodo fracamente acoplado, a diafonia entre os núcleos (XT) pode afetar significativamente o desempenho da rede, particularmente, com o aumento do número de núcleos e o comprimento do rota. Portanto, a nível de rede, o problema de roteamento e atribuição de núcleo e espectro (IA-RSCA) levando em consideração deficiências de camada física é o mais importante em MCF-EON. Nesta tese, uma metodologia de aprovisionamento dinâmico é proposta para resolver de forma independente o problema IA-RSCA levando em conta o PLI. Para alcançar a minimização do impacto de XT, decompõem-se o problema IA-RSCA em dois subproblemas: o subproblema de roteamento de IA e o subproblema de atribuição de núcleo e espectro (IA-SCA). Para a solução de roteamento, um método de pré-computação baseado no k caminhos mais curtos é usado, e uma fase de verificação de deficiência de camada física é realizada levando em consideração a relação sinal ruído óptico requerida. Para o subproblema IA-SCA, o novo algoritmo guloso XT--aware é proposto para minimizar o impacto do XT no desempenho do MCF-EON da seguinte maneira: para cada nova conexão, o nível de potência XT detectada da nova conexão e conexões interferentes em relação ao limite de energia XT de cada conexão é minimizado na média sobre todas essas conexões. Essa minimização é obtida escolhendo o núcleo e o slot de frequência da nova conexão. De modo a ter em conta a extensão de sobreposição espectral das ligações novas e interferentes na potência XT detectada, é introduzido um novo índice de sobreposição de intervalos de frequência. O desempenho do algoritmo proposto é avaliado por meio de simulações computacionais. Os resultados mostram que a probabilidade de bloqueio total e a utilização média da rede alcançada pelo algoritmo proposto são melhores que as obtidas pelas estratégias de priorização central, aleatória e primeira adaptação, para diferentes cenários de nível XT e fragmentação do espectro.

Externo à Instituição - ADOLFO DA VISITAÇÃO TREGEIRA CARTAXO
Externo à Instituição - CARMELO JOSÉ ALBANEZ BASTOS FILHO
Externo à Instituição - DARLI AUGUSTO DE ARRUDA MELLO
Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO