Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MEDILLIN PEREIRA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEDILLIN PEREIRA BORGES
DATA: 31/05/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON
TÍTULO:

Avaliação automática da degradação de para-raios de óxido de zinco (ZnO), de classe de tensão de até 550 kV, após os mesmos terem sido submetidos a múltiplos impulsos de corrente, utilizando redes neurais profundas.


PALAVRAS-CHAVES:

Para-raios, corrente de fuga, descargas parciais, redes neurais profundas.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

Um sistema elétrico de potência possui diversos tipos de equipamentos que são ocasionalmente expostos a perturbações que podem resultar até a condição de falha total do dispositivo. Para limitar os surtos de tensão oriundos de descargas atmosféricas ou impulsos de manobra, são empregados os para-raios cuja função é limitar os níveis máximos de sobretensão que se propagam até os terminais dos demais equipamentos na rede. Assim, o monitoramento dos para-raios é essencial para garantir que estes estejam atuando com boas condições operacionais. Com vista nisso, o objetivo desta qualificação é avaliar a degradação de para-raios de óxido de zinco (ZnO), de classe de tensão de até 550 kV, após os mesmos terem sido submetidos a múltiplos impulsos de corrente do tipo de 8/20 μs. A avaliação da degradação do equipamento é feita através da monitoração da corrente de fuga e descargas parciais, sendo esta última realizada através do método elétrico e através de medição indireta com transformador de corrente de alta frequência. Os sinais de corrente de fuga e descargas parciais são registrados após a uma sequência de aplicação de impulsos de corrente. A fim de identificar automaticamente a condição operacional dos para-raios serão combinadas as análises realizadas por monitoramento de corrente de fuga e descargas parciais, onde os dados serão insumo para ao treinamento de redes neurais profundas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 325397 - EDUARDO TANNUS TUMA
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA BRASIL
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 1153173 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo à Instituição - WELSON BASSI
Notícia cadastrada em: 07/05/2019 11:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1