Notícias

Banca de DEFESA: FLORINDO ANTONIO DE CARVALHO AYRES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLORINDO ANTONIO DE CARVALHO AYRES JUNIOR
DATA: 14/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DE ORDEM FRACIONÁRIAS APLICADAS A SISTEMAS ELÉTRICOS E INDUSTRIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Estabilidade de Sistemas de Potência; Sistema de Potência em Escala Reduzida; Controle Fracionário; Lead-Lag de Ordem Fracionária; Alocação de Polos Fracionária.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

O uso de técnicas de controle é de grande importância para manter desempenhos competitivos, para sistemas elétricos e industriais, tendo em vista um rastreamento de pontos de ajuste de comportamento tão próximo quanto possível de um ponto de ajuste de operação desejado, visando um desvio e oscilação reduzidos. Neste trabalho são investigadas técnicas de controle automático fracionário para melhoria do desempenho de sistemas industriais. Duas técnicas de controle de ordem fracionária são estudadas, um do tipo Lead-Lag de ordem fracionária (FOLL) baseada em no método de resposta em frequência e aplicada à melhoria de estabilizadores de sistemas de potência (ESP). As leis de controle são implementadas sob a forma de controle digital em um sistema embarcado, baseado em DSPIC. O desempenho dos compensadores é avaliado através da realização de vários testes experimentais em um sistema de potência em escala reduzida, de 10 kVA, localizado no Laboratório de Engenharia Elétrica da UFPA. São realizados testes de variação a um impulso na referência de tensão do gerador em diversos pontos de operação de potência do sistema microgerador, além da análise de robustez do sistema utilizando uma ferramenta de plot robusto do diagrama de Bode, conhecida como RBode. Em um segundo momento, há a investigação de uma técnica de alocação de polos fracionária (FOPP) que leva em consideração critérios de resposta temporal de sistemas fracionários a três termos, que no caso deste trabalho são o sobressinal, e tempo de assentamento, aplicados em um sistema de dois tanques acoplados, e em um conversor CC/CC Buck, onde a técnica de (FOPP) é comparada com outras duas técnicas, sendo elas a técnica clássica de alocação de polos de ordem inteira (IOPP), e uma técnica de sintonia de controladores FOPID baseadas em Margens de Ganho e Margens Fase (GMPM). Os resultados são corroborados por simulações em Ambiente Matlab/Simulink. Os resultados apresentam uma redução de pelo menos aproximadamente 15% nos valores dos índices ITAE e ISE relacionados aos desempenhos dinâmicos dos sistemas abordados neste estudo da relacionado a variável controlada, com a inserção dos controladores fracionários baseados tanto na topologia utilizando o FOLL, quanto utilizando a técnicas FOPP e GMPM, comparados aos xxi valores obtidos desses índices dos controladores sintonizados pelas técnicas de ordem inteira convencional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153010 - CARLOS TAVARES DA COSTA JUNIOR
Interno - 1930123 - ANTONIO DA SILVA SILVEIRA
Interno - 6147556 - WALTER BARRA JUNIOR
Externo à Instituição - FABRICIO GONZALEZ NOGUEIRA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO FURTADO REAL
Externo à Instituição - MARCELO KAMINSKI LENZI
Notícia cadastrada em: 12/11/2018 18:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2