Banca de QUALIFICAÇÃO: LESLYE ESTEFANIA CASTRO ERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LESLYE ESTEFANIA CASTRO ERAS
DATA: 09/11/2018
LOCAL: A Definir

Modelo de Rádio Propagação para Percursos Mistos em Ambientes Amazônicos

percursos mistos, radio propagação, ótica geométrica, teoria uniforme da difração, região amazônica

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O presente trabalho mostra um modelo de rádio propagação para trajetos mistos, formados por cidade, rio e floresta denominado Mixed Path. As técnicas usadas para a modelagem do modelo são a ótica geométrica (GO) e a teoria uniforme da difração (UTD). Adicionalmente, para melhorar o desempenho do modelo são escolhidos unicamente nove raios, que são considerados os principais para o cálculo do campo elétrico total recebido. Para validar este modelo, são usadas medidas na frequência central de 521 MHz de uma estação de televisão digital na cidade de Belém do Pará. Esta cidade está localizada na Região amazônica do Brasil e apresenta percursos mistos formados por cidade, rio e floresta. Devido a televisão digital ter uma ampla cobertura e flexibilidade de recepção, Mixed Path foi desenhado para receptores na altura dos usuários pro serviço de Televisão Digital Móvel (M-DTV) e para receptores fixos sobre os telhados das casas pro serviço de televisão digital em casa (H-DTV). Finalmente o modelo proposto e outros modelos existentes na literatura são comparados com os dados medidos para M-DTV, obtendo-se para o modelo proposto o menor erro RMS.

Externo ao Programa - 2884587 - BRUNO SOUZA LYRA CASTRO
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE