Banca de DEFESA: PAULO ANDRÉ IGNÁCIO PONTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ANDRÉ IGNÁCIO PONTES
DATA: 21/09/2018
LOCAL: Sala 03 PGITEC

O DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE UM SIMULADOR EDUCACIONAL PARA O APOIO AO ENSINO DE ECG BASEADO NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL DO CORAÇÃO

ECG, Eletrofisiologia, Software Educacional, ensino auxiliado por computador, simulação por computador.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O eletrocardiograma (ECG) é um dos procedimentos de diagnóstico mais utilizados na medicina, e assim é essencial que os alunos de graduação médica aprendam a interpretá-lo corretamente enquanto eles ainda estão treinando. Naturalmente, os alunos passam pelo aprendizado clássico (por exemplo, palestras e discursos). No entanto, geralmente não são treinados eficientemente na análise de resultados de ECG. A este respeito, metodologias e ferramentas de suporte educacional na prática médica, como o software educacional, devem ser consideradas como abordagem valiosa para fins de treinamento médico. Esta tese de Doutorado  aborda o desenvolvimento de um simulador (VETOECG) que permite o ensino experiencial, para que alunos possam relacionar a projeções dos vetores elétricos cardíacos, por intermédio da manipulação da orientação espacial do coração e as repercussões em suas respectivas ondas no ECG. Além disso, esta Tese relata um experimento formal para avaliar empiricamente a eficácia educacional (learning effetiveness) da ferramenta e a percepção dos alunos em relação a motivação experiência de usuário e aprendizagem, comparando com as metodologias tradicionais de ensino de ECG. Como resultados, pode-se constatar que o simulador é adequado nas mais diversas dimensões, pois foram avaliadas positivamente: em termos de motivação (88,15%), experiência de usuário (76%) e aprendizagem (96,5%). Os resultados indicaram ainda que o simulador tem eficácia de aprendizado positiva em comparação com as metodologias tradicionais (diferença estatisticamente significativa) utilizadas para aprendizagem no estudo proposto, desta forma, pode ser considerado uma alternativa para ensinar interpretação de ECG. De maneira complementar, foi realizada revisão sistemática da literatura para constatar a não existência de simulador que ensine interpretação de ECG através da manipulação a orientação espacial do coração e que possibilite a visualização das projeções dos vetores elétricos cardíacos nas derivações e as repercussões no comportamento das respectivas ondas no ECG.

Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Interno - 1769974 - MARCELINO SILVA DA SILVA
Externo ao Programa - 1768614 - MARCOS CESAR DA ROCHA SERUFFO