Banca de QUALIFICAÇÃO: IURY DA SILVA BATALHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IURY DA SILVA BATALHA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

MODELAGEM EM LARGA-ESCALA PARA AS FREQUÊNCIAS 8, 9, 10 E 11 GHz EM AMBIENTES INDOOR

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Dentro/ do contexto de estudos relacionados a radio propagação, este trabalho apresenta modelagem em larga-escala da perda de propagação para as bandas 8, 9, 10 e 11 GHz em relação ao número de paredes, distância e polarização. Foram realizadas campanhas de medições no corredor do Anexo II e em laboratório de ensino localizados na Universidade Federal do Pará. A campanha de medições foi realizada utilizando antenas cornetas direcionais co-polarizados V-V e H-H e cross-polarizado V-H em condições Line-of-sight (LOS) e nom-line-of-sight (NLOS), o transmissor fica fixo dentro do ambiente com potência de transmissão de 0 dB com disposição de antenas em V-V e H-H e 15 dB para V-H, é utilizado uma antena direcional com elevação de 29.3 e azimute de 29 para as frequências 8, 9, 10 e 11 GHz. No receptor foram usados as mesma antenas com polarizações V-V, H-H e V-H. Foi aplicada a técnica mínimos quadrados lineares, \textit{minimum mean square error} (MMSE), para determinar os valores dos parâmetros das equações como: PLE, XPD, HHPD e OPLE. O modelo de perda de propagação apresentou resultados satisfatórios em comparação com os dados medidos apresentando um desvio padrão baixo.

Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D'ASSUNÇÃO
Presidente - 326156 - EVALDO GONCALVES PELAES
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Interno - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE