Banca de QUALIFICAÇÃO: EULÁLIA CARVALHO DA MATA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EULÁLIA CARVALHO DA MATA
DATA: 03/08/2018
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

Análises Qualitativas de Circulação de Informação e Opinião para a Formação da opinião Pública no Âmbito de "Esferículas" nas Redes Sociais: Um Estudo Baseado em Correlação entre Variáveis Demográficas e Formação de Clusters de Opiniões no Twitter

Redes Sociais, Mineração de Dados, Questões de Opinião Pública, Análise de Sentimentos, Correlação e Causalidade.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A sociedade atual vem experimentando uma imensurável transformação de seus valores, costumes e cultura, notadamente motivada pela expansão, sem precedentes, do acesso à Internet e de tudo que de tal fato deriva, como por exemplo o surgimento de espaços para conexão virtual entre pessoas. Há uma nova maneira de expressão na sociedade, cuja característica primordial está na forma em que essa expressão acontece: de maneira virtual. O paradigma de comunicação por intermédio de redes sociais, ao mesmo tempo em que gera infinitas possibilidade inexistentes anteriormente, gera também um enorme histórico de dados ou registros virtuais que podem servir de base para estudos em diferentes áreas do conhecimento, no sentido de não apenas compreender melhor essa nova forma de comunicação mas também de compreender como, nessas diferentes áreas, esse novo cenário influencia e é influenciado. As redes sociais estão cada vez mais se tornando um “minimundo” que pode refletir, em alguma medida, os sentimentos e as direções que a própria sociedade real está assumindo. Entretanto, há um conjunto de questões que merece uma investigação mais profunda, como: em que grau, de fato, as redes sociais representam a sociedade de maneira inconteste? E se elas são de fato biunívocas, quais os fenômenos exógenos às redes sociais que condicionam comportamentos, posições e polarização em questões de opinião pública debatidas amplamente nessas mídias? Geografia, escolaridade, poder aquisitivo, idade, sexo, por exemplo, são variáveis que influenciam posicionamentos acerca de questões opinião pública expostas nas redes sociais? Diante do contexto difuso exposto, esta proposta de tese apresenta uma metodologia que oferece um processo de análise dos dados das redes sociais, relacionando o minimundo das redes sociais com dados disponíveis de registros de diversas outras fontes (tais como: IBGE, INEP/MEC, DATASUS), buscando encontrar possíveis correlações e causalidades que expliquem fenômenos contemporâneos que envolvam questões de polarização junto à sociedade. Por meio da combinação de ferramentas de análise de redes sociais e mineração de dados, visando à extração de padrões e descoberta de conhecimento sobre determinados assuntos, tem-se o objetivo de aclarar mais ainda a turva relação entre as manifestações das redes sociais e a extrapolação dessas questões na sociedade real.

Interno - 1698390 - ADAMO LIMA DE SANTANA
Externo à Instituição - ALEKSANDRA DO SOCORRO DA SILVA
Externo à Instituição - ANA LUCIA PRADO REIS DOS SANTOS
Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES