Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO RAMOS ZEMERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO RAMOS ZEMERO
DATA: 27/04/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON

PROJETO DE EDIFICAÇÕES UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO VISANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Otimização baseada em simulação termo energética, Desempenho energético de edifícios, "Estratégia Evolutiva", EnergyPlus

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Atualmente, a concessão de selos de Eficiência energética exige um foco cada vez maior na otimização do projeto de edificações. Nas últimas duas décadas este campo tem tido grandes avanços para auxiliar os projetistas na escolha das melhores opções de projeto em meio a um leque extenso de possibilidades e condicionantes. As técnicas de otimização mais utilizadas para este fim são os algoritmos evolutivos baseados na teoria da Evolução Natural de Darwin, na qual os mais aptos sobrevivem no meio ambiente em que habitam. Estes algoritmos se destacam devido sua robustez no manuseio de descontinuidades, capacidade de trabalhar em problemas multimodais e restritos sem deixar ocasionar mínimos locais. Podem otimizar vários objetivos considerados no projeto de edifícios sustentáveis. Para o cálculo destas funções de aptidão a otimização com um simulador acoplado ao algoritmo tem se mostrado um alternativa eficaz para esta área, devido à capacidade de otimizar componentes da edificação por meio de uma geometria com parâmetros termo energéticos e construtivos, calculados juntamente com um arquivo que representa a realidade climatológica local. Foi identificado na literatura uma carência de abordagens de otimização aplicadas à fase de projeto, que é uma fase determinante para a Eficiência energética da edificação ao longo de todo o seu ciclo de vida. Portanto, a primeira etapa desta tese apresenta uma abordagem de otimização para auxiliar os projetistas no projeto de edificações, objetivando minimizar o uso de energia, por meio do algoritmo "Estratégia Evolutiva" com o Simulador EnergyPlus acoplado, para avaliação das soluções candidatas. O processo de busca é executado através de uma matriz binária onde os componentes da matriz evoluem ao longo das gerações, através da mutação da geometria, avaliada por meio do simulador do EnergyPlus. O método desenvolvido é aplicado a um estudo de caso em cinco regiões brasileiras com climas distintos, comparando o desempenho do edifício otimizado com níveis de classificação de Eficiência energética brasileira e benchmark de consumo de energia de cada região. Os resultados preliminares indicaram valores relevantes de economia de energia e a possibilidade de inserir múltiplos objetivos de otimização disponíveis no simulador EnergyPlus. Na segunda etapa da tese é proposta a complementação desta abordagem e estudo de caso já realizados, em um problema multiobjetivo, visando a Eficiência Energética e de Sustentabilidade (Financeira, Ambiental e Social). As variáveis de busca ou soluções de projeto serão todos os componentes da envoltória, levando em consideração as particularidades de cada clima, condicionantes climáticas, físicas, legais e financeiras.

Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Interno - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo à Instituição - CARLOS APARECIDO FERREIRA