Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 28/03/2018
LOCAL: A DEFINIR

PROPOSTA DE UM SISTEMA HÍBRIDO SOLAR-EÓLICO DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM CONEXÃO DIRETA

energia solar, energia eólica, sistema, bombeamento

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

As energias solar e eólica têm sido utilizadas nas mais diversas aplicações e recebido considerável atenção nos últimos anos devido, principalmente, ao aumento acelerado da demanda de energia elétrica em todo o mundo, à necessidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis, à sua relativa acessibilidade e ao seu caráter complementar. Dentre as aplicações, é relevante destacar sua utilização em sistemas de bombeamento de água para suprimento de comunidades isoladas desprovidas de energia elétrica convencional.

Quando uma única fonte de energia (solar ou eólica) é utilizada os sistemas de bombeamento estão bem consolidados, mas o volume de água fica limitado à obtenção por meio de uma única forma de energia. Além disso, em alguns são utilizados bancos de baterias (BB), componente de custo relativamente elevado e que pode provocar sérios problemas ambientais quando descartado de forma inadequada. No presente trabalho, propõe-se um sistema de bombeamento híbrido solar-eólico com as fontes integradas por meio de um conversor CC-CC de duas entradas (C/CC-CC-DE), cuja saída será conectada a um conversor de frequência (CF) que, por sua vez, será acoplado diretamente (sem o BB) a uma moto bomba CA (MB-CA). O C/CC-CC-DE propicia a operação conjunta ou isolada das fontes. Assim, se uma delas não gera energia, a outra pode continuar operando normalmente. Além disso, proporciona a busca simultânea ou individual dos respectivos pontos de máxima potência (MPP), o que melhora a eficiência. A ausência do BB é viabilizada por meio do controle da tensão do barramento CC de interligação do conjunto conversor CC-CC/CF mediante a variação da velocidade da MB-CA.

Externo à Instituição - ALAAN UBAIARA BRITO
Externo à Instituição - JAIR URBANETZ JÚNIOR
Externo ao Programa - 1604461 - JOAO ABERIDES FERREIRA NETO
Interno - 326157 - JOAO TAVARES PINHO