Banca de DEFESA: RODRIGO MEDEIROS COSTA

DISCENTE: RODRIGO MEDEIROS COSTA
DATA: 16/06/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA
TÍTULO: UM MECANISMO PARA REALÇAR A CONECTIVIDADE DE ROTEAMENTO GEOGRÁFICO NA TRANSMISSÃO MULTIMÍDIA EM VANTs
PALAVRAS-CHAVES: Roteamento geográfico, Conectividade, Redes VANTs, Multimídia
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: As redes de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) têm potencializado o uso de aplicações multimídia devido ao seu elevado grau de mobilidade e versatilidade. A transmissão de dados em VANTs por meio de protocolos geográficos possibilita uma melhor taxa de entrega de dados, porém ainda não é suficiente para prover qualidade de experiência (QoE). Isso ocorre pelo elevado grau de mobilidade dos VANTs que ocasiona quebras de enlace durante a transmissão, prejudicando a conectividade e levando a perdas de pacotes e atrasos. Este trabalho propõe um mecanismo, chamado RCRV, com base em técnicas de predição de mobilidade em termos de posicionamento e tempo do enlace para realçar a tomada de decisão de roteamento em protocolos geográficos, e assim prolongar a conectividade em redes VANTs. RCRV complementa as estratégias de roteamento dos protocolos geográficos, sendo adicionado ao protocolo GPSR para a avaliação por meio de simulação. Os resultados mostram que o RCRV aumenta a conectividade da transmissão, melhorando a entrega do conteúdo multimídia e a qualidade do vídeo observado pelo usuário.
Externo ao Programa - 1258512 - AGOSTINHO LUIZ DA SILVA CASTRO
Externo à Instituição - ALDRI LUIZ DOS SANTOS
Presidente - 1700540 - EDUARDO COELHO CERQUEIRA
Notícia cadastrada em: 27/05/2014 11:43