Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO RENATO OEIRAS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIO RENATO OEIRAS FERREIRA
DATA: 02/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE
TÍTULO:

PROJETO E SÍNTESE DE FSS DE BANDA ULTRA LARGA PARA APLICAÇÕES NO SISTEMA 5G UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO NATURAL MULTIOBJETIVO


PALAVRAS-CHAVES:

superfície seletiva de frequências, computação bioinspirada, otimização multiobjetivo, técnica hibrida, rede neural de regressão geral, algoritmo de otimização meta-heurística.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

A evolução da computação tem possibilitado avanços substanciais em pesquisas relacionadas à engenharia e em projetos industriais. Nestas áreas, o emprego de ferramentas computacionais tem se intensificado para simulação e obtenção de determinados parâmetros do projeto. No entanto, a crescente demanda por precisão e o aumento gradativo da complexidade das estruturas e sistemas, resulta num processo de simulação cada vez mais demorado, pois a avaliação de um único critério pode consumir várias horas, bem como vários dias ou até mesmo semanas. Logo, um método que minimize o tempo de simulação e otimização, pode, assim, economizar tempo e dinheiro. Nesse contexto, a computação bioinspirada (bioinspired computing - BIC), se apresenta precisa e eficiente, onde muitos métodos computacionais tradicionais falham e, consiste em novo mecanismo para suprir tais dificuldades. Assim, neste trabalho, é realizado um estudo acerca de alguns dos algoritmos BIC mais utilizados na atualidade para projeto e otimização de problemas gerais na engenharia e na indústria. Doravante, se vislumbra desenvolver um código de otimização meta-heurístico multiobjetivo que apresente menor custo computacional e, consequentemente, menor tempo para processamento dos dados. Inicialmente, é realizada uma investigação eletromagnética das superfícies seletivas de frequência triangulares estudadas, através de simulações computacionais. A análise numérica de onda completa é feita pela técnica das integrais finitas com o auxílio de um software comercial muito utilizado para simulações em eletromagnetismo. O processo de síntese consiste em sintonizar a frequência de ressonância das estruturas e a largura de banda de acordo com os objetivos inseridos na função custo dos algoritmos de otimização. A modelagem das estruturas é realizada por uma rede neural artificial e o processo de otimização é realizado por algoritmos meta-heurísticos. Os resultados obtidos por esses códigos são comparados aos simulados pelo software comercial e aos medidos. Observou-se boa concordância entre os resultados simulados e medidos, bem como uma substancial redução no menor tempo de processamento das estruturas. Por fim, são apresentadas as conclusões e as propostas para trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Interno - 3611299 - RODRIGO MELO E SILVA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Notícia cadastrada em: 03/04/2017 13:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2