Notícias

Banca de DEFESA: VANDERSON CARVALHO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERSON CARVALHO DE SOUZA
DATA: 31/03/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON
TÍTULO:

CONTROLE LOCAL DE POTÊNCIA REATIVA EM GERADORES FOTOVOLTAICOS PARA A MELHORIA DA REGULAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Geradores fotovoltaicos (GFVs), Regulador de Tensão (RT), Redes de distribuição ativas, Variabilidade da geração fotovoltaica.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Esta dissertação apresenta um estudo de simulação dinâmica com a finalidade de mostrar os impactos da geração fotovoltaica na operação do regulador de tensão (RT). Essa investigação é realizada por meio do software Análise de Transitórios Eletromecânicos (ANATEM), desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). Os modelos dinâmicos do RT e do gerador fotovoltaico (GFV) foram desenvolvidos no ANATEM via Controle Definido pelo Usuário (CDU). As curvas de potência do GFV (dado de entrada do modelo), ao longo do dia, foram obtidas por meio de uma campanha de medição realizada numa residência na cidade de Belém/PA com taxa de amostragem de 15 segundos. Três cenários de irradiação solar são considerados nas simulações: dia claro (sem variabilidade), dia com variabilidade moderada e dia com alta variabilidade. O alimentador teste é o IEEE 33 barras.

A dinâmica da carga demandada durante o dia foi representada por meio de uma curva de carga e dessa forma as sobretensões ocasionadas pela baixa demanda de potência e elevada injeção de potência ativa na rede elétrica (que geralmente ocorre por volta das 12 horas) puderam ser analisadas. Duas estratégias de controle, via controle local de potência reativa, foram testadas. A estratégia 01, embora muito eficiente em relação ao número de mudanças de tap do regulador de tensão, não é indicada para tratar problemas de sobretensão. A estratégia 02 é efetiva tanto para os problemas de sobretensão quando para os efeitos da variabilidade na operação do regulador de tensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo à Instituição - TATIANA MARIANO LESSA DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 20/03/2017 12:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2