Notícias

Banca de DEFESA: ANDREY JOSE TORRES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREY JOSE TORRES DA SILVA
DATA: 20/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

NOVA ESTRATÉGIA DE REPOSIÇÃO DE CACHE PARA REDES NDN


PALAVRAS-CHAVES:

cache, estratégia de reposição, NDN, NS-3, ndnSIM


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
RESUMO:

Com a crescente demanda por conteúdo multimídia incentivada pela evolução dos smartphones, estima-se que em poucos anos, aproximadamente 75% do tráfego nas redes móveis seja oriundo de aplicações de vídeo. Tal fato deve ser levado em conta para que as funcionalidades atualmente existentes no transporte de informações nas redes, sejam melhor adaptadas ao transporte de conteúdo multimídia, visando a melhoria na qualidade do serviço proporcionando ao cliente, assim como a minimização do custos para as operadoras.

Uma maneira de otimizar a relação custo-benefício nas redes atuais é fazer uso de servidores de cache, armazenando em diferentes locais da rede conteúdos frequentemente requisitados por diferentes usuários, como por exemplo vídeos populares da Internet. Tal funcionalidade exige certo investimento como Named Data Networking (NDN) implementa cache de maneira praticamente nativa.

Dada a importância da utilização de cache em redes NDN, estudos para otimizar a maneira como este é realizado são essenciais, principalmente no que se refere a definir qual conteúdo deve ser mantido em cache. Assim, este trabalho propõe um novo algoritmo proposto obtém um melhor uso do cache em comparação a outros algoritmos bastante utilizados na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1176325 - ALDEBARO BARRETO DA ROCHA KLAUTAU JUNIOR
Externo ao Programa - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 22/02/2017 09:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1