Banca de DEFESA: RANGEL FILHO TEIXEIRA

DISCENTE: RANGEL FILHO TEIXEIRA
DATA: 20/01/2017
LOCAL: Mini-Auditório do campus II

Game Marabá: Projeto, Implementação e Avaliação de um Jogo Educativo para Auxílio no Ensino de Estudos Amazônicos.

Jogo Educacional, estudos amazônicos, avaliação de jogos educacionais

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Para que o processo de ensino e aprendizagem tenha êxito, se faz necessário um alto grau de motivação para que se tenha um intenso envolvimento por parte dos alunos. Com gráficos que simulam a realidade, jogos para ensino geralmente são uma forma dinâmica, interativa e divertida de transmitir conteúdo para quem joga independentemente da idade. Onde é possível desenvolver ainda mais habilidades cognitivas, sociais, afetivas e culturais. Neste contexto o presente trabalho apresenta um jogo educacional 3D desenvolvido em terceira pessoa com tema histórico sobre a fundação da cidade de Marabá-PA, e o ciclo do caucho, seu primeiro ciclo econômico. É descrito como o roteiro foi construído a partir de um enredo criado com base na historiografia do evento, em que se procura enfatizar o lúdico. O jogo foi idealizado para ser uma ferramenta auxiliar da disciplina Estudos Amazônicos, que faz parte da grade curricular do 8º ano do ensino fundamental das escolas do estado do Pará; e foi experimentado e avaliado por três turmas de uma escola pública, obtendo resultados bastante positivos.

Externo à Instituição - FRANCIANE SILVA DE AZEVEDO
Interno - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Presidente - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO
Notícia cadastrada em: 03/01/2017 15:21