Notícias

Banca de DEFESA: DENIS CARLOS LIMA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS CARLOS LIMA COSTA
DATA: 07/12/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Auditorio do CEAMAZON
TÍTULO:

Despacho Seguro em Redes Integradas de Energia Elétrica e Gás Natural Baseado nas Aplicações da Árvore de Decisão.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Integrados de Redes de Energia Elétrica e de Gás Natural, Fluxo de Potência Ótimo, Árvore de Decisão, Despacho Seguro.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Esta Tese propõe um método de despacho seguro baseado em Árvores de Decisão (AD) aplicado em Redes Integradas de Energia Elétrica e de Gás Natural (RIEEGN) com contingências plausíveis que podem causar violações. Ajustes preventivos para a geração de energia elétrica e produção de gás natural ótimos são realizados com base nas regiões de segurança e limites de variáveis de controle determinadas pelas ADs. As regras da AD que descrevem as regiões de segurança são facilmente interpretáveis como restrições que garantem a segurança dos sistemas das RIEEGN, podendo ser incluídas nas rotinas de otimização de energia elétrica e reescalonamento da produção de gás natural. Algumas contingências críticas específicas foram aplicadas ao sistema de tese 118-bus IEEE integrado com a rede de gás natural 15-nós. Tais contingências são tomadas como exemplos para demonstrar uma aplicação promissora do método de despacho seguro proposto para restaurar a segurança das RIEEGN.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJALMA MOSQUEIRA FALCÃO
Interno - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Externo à Instituição - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 1153173 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 27/09/2016 12:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2