Banca de DEFESA: FLAVIANO RAMOS PEREIRA JUNIOR

DISCENTE: FLAVIANO RAMOS PEREIRA JUNIOR
DATA: 25/03/2016
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

PREVISÃO DO PREÇO DE ENERGIA ELÉTRICA NO MERCADO BRASILEIRO DE CURTO PRAZO POR MEIO DE REDES NEURAIS DIRETAS E RECORRENTES

Rede Neural Direta, Rede Neural Recorrente, Preço de Energia Elétrica, Curto Prazo, Predição, Mercado Brasileiro

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Nos estudos sobre o Mercado de Energia do Brasil existem poucos trabalhos sobre predição do preço de energia elétrica em curto prazo. Os que existem utilizam modelos preditores do tipo ARIMA e Rede Neural Direta, entretanto com a rede neural sem método de seleção das variáveis de entrada ou dos atrasos das entradas. Este artigo apresenta o uso de redes neurais diretas e recorrentes para a previsão do preço de energia elétrica de curto prazo brasileiro com uso da técnica de correlação para seleção das variáveis de externas da rede e também para escolha dos atrasos nestas variáveis selecionadas. Mostra-se que, na previsão um passo a frente, a rede direta supera o desempenho da rede recorrente para esta série, além disso, a seleção dos atrasos nas variáveis de entrada pode melhorar o desempenho da rede direta.

Interno - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Externo à Instituição - ORLANDO SHIGUEO OHASHI JUNIOR
Presidente - 246.579.052-87 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/01/2016 10:30