Banca de DEFESA: LUANA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: LUANA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 09/09/2022

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE POR MEIO DA CONFIGURAÇÃO DE CONTROLADORES DE CARGA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS ISOLADOS CONECTADOS A UMA NANORREDE DE DISTRIBUIÇÃO EM CORRENTE CONTÍNUA

Distribuição em corrente contínua; nanorrede c.c.; produtividade

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Geração da Energia Elétrica

Este trabalho apresenta uma avaliação da produtividade de geradores fotovoltaicos, utilizando-se diferentes configurações de controle em controladores de carga empregados em sistemas isolados, estando estes controladores interconectados formando uma nanorrede de distribuição em corrente contínua. Nele foi realizado uma contextualização dos usos de microrredes e a apresentação da nanorrede utilizada, que se encontra instalada no laboratório do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará. Ao longo do trabalho são indicados os principais equipamentos responsáveis pela formação de rede neste tipo de sistema, sendo eles os controladores de carga, associados a sistemas de armazenamento de energia e geradores fotovoltaicos. Neste sentido, são adotadas configurações diferentes das recomendadas pelos fabricantes, mas dentro dos limites aceitáveis, com o intuito de aumentar a produtividade dos geradores fotovoltaicos e com isso aumentar a autonomia dos sistemas de armazenamento de energia. De acordo com os resultados obtidos, quando apenas um sistema de geração e armazenamento estava em funcionamento estava em operação foi constatado o aumento da produtividade da geração; quando analisada a nanorrede com todos os sistemas em operação, com configurações distintas, foi constatado um aumento, porém, difícil de ser identificado, por conta do intercâmbio de energia presente na nanorrede, sendo mais vantajoso escolher uma única configuração para todos os sistemas.

Presidente - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Interno - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Externo à Instituição - GILBERTO FIGUEIREDO PINTO FILHO
Externo à Instituição - RICARDO DA SILVA BENEDITO