Banca de DEFESA: CRISTIANE RUIZ GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE RUIZ GOMES
DATA: 20/08/2015
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

MODELO DE RÁDIO PROPAGAÇÃO EM UHF PARA AMBIENTES NÃO HOMOGÊNEOS E CLIMAS DISTINTOS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Modelos de Rádio Propagação Empíricos; Modelos Baseados em Conhecimento; Aprendizado de Máquina; TV Digital; Inteligência Artificial; Terrenos Mistos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações

Esta tese propõe um modelo empírico de rádio propagação outdoor na faixa de UHF. O modelo proposto estima valores de potência recebida podendo ser aplicado à trajetos não homogêneos e à climas distintos, este último apresenta caráter inovador para faixa de UHF. Diferentes técnicas de IA foram escolhidas para embasamento teórico e computacional por apresentarem a capacidade de introduzir, organizar e descrever dados quantitativos e qualitativos de maneira rápida e eficiente, possibilitando a determinação da potência recebida em uma diversidade de cenários e climas. O modelo proposto foi aplicado à uma cidade da região amazônica que apresenta ambientes heterogêneos como áreas urbanas densamente arborizados, frações sobre água doce entre outros. Campanhas de medições foram realizadas para obtenção de sinais de duas emissoras de televisão digital na região metropolitana da cidade de Belém, Estado do Pará para modelar, comparar e validar o modelo proposto. Os resultados obtidos são animadores apresentando nítida diferença entre as duas estações do ano estudadas e erros RMS pequenos para todos os casos estudados. Comparação com modelos empíricos e determinísticos amplamente utilizados corroboram a validade do modelo.

Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D''''''''''''''''''''''''''''''''ASSUNÇÃO
Interno - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE