Banca de DEFESA: PEBERTLI NILS ALHO BARATA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEBERTLI NILS ALHO BARATA
DATA: 08/05/2015
LOCAL: Auditório do Laboratório de Engenharia Elétrica e Computação - LEEC

FRAMEWORK PARA CRIAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS: DIMINUINDO A LACUNA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ENGENHARIA

Engenharia Elétrica; Ensino e Aprendizagem. Ferramenta de Autoria. Realidade Virtual

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Dentro do campo de estudos de Engenharia Elétrica, o estudo de alguns equipamentos pode ser frustrante e desmotivador devido à falta de uma visão clara de como estes equipamentos funcionam e operam em um ambiente real. Tanto estudantes quanto profissionais têm dificuldades para conhecer ou treinar com estes equipamentos, por fatores como segurança, custo para manter um laboratório ou impedimentos para treinamento em instalações reais. Diversas formas de ensino e aprendizado têm sido utilizadas para melhorar o aspecto prático do aprendizado em Engenharia Elétrica. Dentre essas formas, o uso de realidade virtual tem tido bons resultados por fornecer um ambiente seguro, controlado e barato em relação a um laboratório real. Ainda há, porém, lacunas que podem ser sanadas nesses experimentos, como por exemplo, atender tanto alunos como profissionais, facilidade de criação dos laboratórios e reproduzir situações reais dos equipamentos. Assim, esta tese propõe um framework para criação de laboratórios virtuais para exatamente preencher essas lacunas. O framework tem como elemento principal uma ferramente de autoria para rápida e fácil criação dos laboratórios virtuais. São apresentados experimentos que foram conduzidos para validar o framework. Um experimento treina profissionais para operação e manutenção de uma turbina hidrogeradora em ambiente industrial. Os resultados mostram que o framework melhorou os aspectos de ensino e aprendizagem, como notas, motivação e retenção do conhecimento, tanto para alunos e profissionais quanto para o professor.

Presidente - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 246.579.052-87 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA - UFPA