Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO SANTOS DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO SANTOS DA ROCHA
DATA: 12/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 306 - Proderna
TÍTULO:

Predição das Propriedades Termodinâmicas do Biodiesel e Diesel Comum, suas Blendas e efeitos de aditivos via Teoria do Funcional Da Densidade e Ensemble Canônico.


PALAVRAS-CHAVES:
DFT; propriedades termodinâmicas; entalpia de formação; biodiesel; combustão entalpia

PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Neste estudo, analisamos as propriedades termodinâmicas do biodiesel de soja, o mais amplamente fonte de biodiesel usada entre os maiores consumidores do mundo, e biodiesel de colza, um fonte de emprego significativo na União Europeia. Além disso, o estudo das diesel foi realizado para simular as situações em que este combustível está em mistura com diferentes concentrações de misturas de biodiesel. O objetivo deste trabalho é estudar a propriedades termodinâmicas dos combustíveis mencionados. Baseado, sempre que possível, em resultados experimentais para validar a expansão dos resultados teóricos e apontar os metodologia apropriada para este tipo de abordagem. Para este fim, computacional simulações foram realizadas com apoio teórico na Teoria do Funcional da Densidade combinado com o modelo ensemble canônico. O funcional utilizado nas simulações foi tipo B3LYP com bases 6-31 + (d) e 6-311 + g (d), além do método composto CBS-QB3. Os valores calculados de entalpia são maiores nos biocombustíveis em relação ao diesel e o mesmo aconteceu com o Entropy. Quando analisamos a mudança de energia livre de Gibbs, as maiores variações foram observadas para os biocombustíveis. O coeficiente de expansão adiabática revelaram graus de liberdade menores até a temperatura de 400 K em ambos os tipos de biodiesel, a partir desse ponto, todos os combustíveis têm o mesmo comportamento para essa propriedade. O menor parente erro foi encontrado com o método B3LYP / 6-311 + g (d), com um valor de 0,15% para o combustão de diesel comum. Em relação aos biocombustíveis, o mesmo método proporcionou 0,48% erro relativo na combustão de biodiesel de colza como melhor resultado. A respeito de efeitos da temperatura sobre estes combustíveis, os resultados mostraram que ambos os tipos de biodiesel são menos suscetíveis ao aquecimento do que o diesel comum em todos os pontos calculados, sempre exigindo mais energia para elevar sua temperatura.

 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Externo ao Programa - 1127786 - JOSE FRANCISCO DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - KLEBER ROBERTO PIROTA
Interno - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Externo ao Programa - 2296662 - WALDOMIRO GOMES PASCHOAL JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 12:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2