Banca de DEFESA: EVELYN GABBAY ALVES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELYN GABBAY ALVES CARVALHO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala 306 PGITEC

METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DO VALOR DA EXTERNALIDADE PERDA NA ATIVIDADE PESQUEIRA EM USINAS HIDRELÉTRICAS

externalidade, valoração, hidrelétrica, atividade pesqueira.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

Sabendo-se que a concepção, projeto, construção e operação de grandes hidrelétricas, empreendimentos tão recorrentes na Amazônia brasileira, demandam grandes recursos humanos, tecnológicos e financeiros e também impactam e alteram significativamente os locais em que são implantados, neste trabalho se demonstra que é absolutamente necessário que sejam realizadas avaliações fundamentadas, na ciência e na boa técnica, das externalidades provenientes da geração de energia hidrelétrica, para que seja definido o custo real da energia gerada de maneira consistente e correta. Para isso foi desenvolvida metodologia capaz de contabilizar o custo das externalidades de usinas hidrelétricas. O estudo se restringiu a valoração da externalidade proveniente da perda na atividade pesqueira, escolhida dentre inúmeras identificadas na literatura por ser a atividade econômica praticada por significativa parcela da população afetada pelas usinas hidrelétricas, portanto com relevância econômica e, principalmente, social. Foi utilizado o Método do Custo de Oportunidade e Análise de Séries Temporais para fazer previsões. Somente a valoração desta externalidade, que não foi realizada quando dos Estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Econômica, o custo da energia aumentou entre 1,7 % e 2%, apontando a necessidade de calcular esta e todas as outras externalidades geradas pela implantação de uma UHE e incorporar seus reais valores ao custo, para que o empreendimento seja sustentável, equilibrado e viável, e, que possibilite a comparação realista com outras fontes de geração de energia.

Externo ao Programa - 1152697 - ANDRE AUGUSTO AZEVEDO MONTENEGRO DUARTE
Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR DE MENDONCA BRASIL
Presidente - 2316081 - CLAUDIO JOSE CAVALCANTE BLANCO
Interno - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO