Notícias

Banca de DEFESA: MACIEL DA COSTA FURTADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACIEL DA COSTA FURTADO
DATA: 26/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DA SECAGEM DE MINÉRIO DE FERRO EM VAGÕES E PILHAS


PALAVRAS-CHAVES:

Secagem, meio poroso, simulação numérica, minério de ferro, pellet feed, sínter feed, vagão de minério, pilha de minério de ferro.


PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A emissão de poeira decorrente do manuseio e transporte de materiais particulados representa hoje um gargalo de produção e processo para as indústrias mineradoras. Estas emissões são mais acentuadas quando tais materiais se encontram pouco úmidos, pois a umidade reduzida torna as partículas mais leves e mais susceptíveis à dispersão. Diante dessas questões, este trabalho propõe uma metodologia para o estudo teórico e experimental do processo de secagem que ocorre em finos de minério de ferro quando os mesmos são transportados em vagão ou estocado em pilhas a céu aberto. O objetivo é esclarecer o efeito da umidade superficial no processo de arraste eólico de minérios de ferro em superfícies úmidas, como ocorre no transporte de minério de ferro em vagões abertos e nos pátios de estocagem de pilha de minério. Neste estudo, foram utilizados ensaios em túnel de vento utilizando um modelo de vagão com finos de minério de ferro e um modelo de pilha de minério de ferro. Um estudo de secagem em leito fixo a baixa velocidade é também apresentada usando um túnel de vento secador. Um modelo numérico em CFD foi desenvolvido e os resultados concordaram bem com os resultados experimentais. O modelo numérico permitiu a avaliação do comportamento da secagem para diferentes valores de velocidade do fluxo de ar e a previsão das condições térmicas que influenciam o processo de secagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152689 - ANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Externo à Instituição - ARLINDO MODESTO ANTUNES
Interno - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Interno - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Externo à Instituição - MARCIO FERREIRA MARTINS
Externo à Instituição - RODRIGO BÉTTEGA
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 12:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2