Banca de QUALIFICAÇÃO: LESLEY GLENDA SALES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LESLEY GLENDA SALES DOS SANTOS
DATA: 15/02/2023
LOCAL: videoconferência

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS MINERAIS ALCALINOS NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS E NUTRIÇÃO DE SOLOS ÁCIDOS AMAZÔNICOS: TRATAMENTO ÁCIDO OTIMIZADO E USO COMBINADO

Resíduo de bauxita. Cinzas. Planejamento composto central. Lixiviação
ácida. Sustentabilidade Amazônica.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

As grandes quantidades de resíduos minerais geradas pelas indústrias de bauxita na Amazônia - escala de produção na mesma ordem de magnitude de suas commodities de origem - vêm sendo olhadas como novas fontes de matérias-primas (minas secundárias) e/ou parte indissociável de um sistema produtivo sustentável, isto é: geração de co- produtos dentro de um sistema de economia circular. No presente trabalho foi dado foco a dois resíduos alcalinos dessa indústria minerometalúrgica visando sua inserção a solos ácidos amazônicos, são eles: resíduo sólido insolúvel do Processo Bayer (resíduo de bauxita - RB) e cinzas da produção de energia a partir de carvão mineral (resíduos da combustão do carvão – RCC: cinza leve - CL e cinza pesada - CP). Devido ao elevado caráter alcalino do RB e RCC bem como a presença de teores consideráveis de nutrientes importantes como Ca, S e Mg nos RCC, estes resíduos passam a apresentar potenciais para correção, condicionamento e fertilização de solos ácidos. Além disso, a presença de ânions SO4 2- e CO3 2- nos RCC, contribui significativamente para a elevada capacidade de troca catiônica e, no caso do RB, a contribuição principal provém de espécies catiônicas, nesse caso majoritariamente o Na+ . Outro comportamento físico-químico a ser investigado é o pH, parâmetro eletroquímico mais importante nas reações do solo e com esse propósito, uma lixiviação ácida com H3PO4 foi realizada através de um planejamento composto central 23 , controlando-se a razão sólido/líquido (g/ml), concentração do ácido (%) e volume do ácido (ml), combinando assim um novo método de tratamento juntamente com a oferta de P. A faixa de ajuste desejada (pH 8-10) foi alcançada com modelos de regressão altamente preditivos (R2>0,83) para todos os resíduos. Resultados preliminares indicaram que o conteúdo de P aumentou significativamente para os três resíduos, com destaque para a CP com 152.6 g.kg-1 . Além disso, a análise química mostrou que Ca e S mantiveram-se disponíveis com teores consideráveis para os RCC, enquanto no RB destacou-se a diminuição do Na e a indisponibilidade do alumínio (Al3+) pela acidez potencial (H+Al) <0.6. Com relação a mineralogia, o RB é composto principalmente por óxi-hidróxidos de ferro e fases aluminossilicatadas, enquanto fases carbonatadas, sulfetadas e silicatadas dominam os RCC. De posse dos resultados obtidos na execução da primeira parte do trabalho, uma análise estatística será realizada a partir de um delineamento em bloco casualizado para testes em colunas de lixiviação com aplicações individuais e combinadas dos resíduos em um latossolo amarelo amazônico. Dessa maneira, a segunda parte do trabalho avaliará o comportamento dos resíduos no solo com os materiais aplicados de duas formas, sob a superfície e misturado ao solo. A ação corretiva/condicionante será avaliada em comparação a um calcário agrícola e a ação fertilizante pela investigação dos nutrientes Ca, Mg, P e S para os RCC e Ca, P e Na para o RB. A possível ocorrência de adsorção de P pelos minerais de Fe e Al presentes no RB, será observada através de blends com RB, solo e um fosfato comercial. Finalmente, a ação combinada dos resíduos será avaliada buscando-se uma maior capacidade de neutralização do solo, maior oferta de nutrientes e retenção de metais pelo RB.

Interno - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Presidente - 2908920 - SIMONE PATRICIA ARANHA DA PAZ
Interno - 2270778 - VERONICA SCARPINI CANDIDO
Externo à Instituição - ÉDER DE SOUZA MARTINS