Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIZA NAIANA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIZA NAIANA DA SILVA FERREIRA
DATA: 21/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

O USO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLADOS NA CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE HABITAÇÃO POPULAR SUSTENTÁVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

resíduo, reciclagem mecânica, polímeros termoplásticos, sustentabilidade.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

Nas últimas décadas, o desenvolvimento urbano trouxe como consequência a produção desequilibrada de materiais poliméricos como resíduos, resíduos estes que podem ser reaproveitados como matéria-prima de um novo ciclo produtivo. Este trabalho apresenta como proposta a produção de materiais de placas para serem utilizadas como pisos sustentáveis, blocos ecológicos para vedação com manta termo acústica e telhas sustentáveis. Utilizaram-se resíduos de polímeros termoplásticos para a confecção destes elementos construtivos (piso e telha) e compósitos de matriz reciclada carregada com fibra de caroço de açaí (bloco). Os materiais utilizados para o desenvolvimento do compósito foram copos descartáveis de poliestireno (PS), modelados e processados blocos ecológicos de polipropileno (PP) e polietileno de alta densidade (PEAD) reciclada por rotomoldagem a partir de embalagens pós-consumo apropriados ao processo de reciclagem adotado e posteriormente avaliados os resultados físicos e mecânicos. As paredes foram montadas por blocos de encaixe e produto comercial para assentamento e sobreposição. Após as análises, a utilização da rotomoldagem como modelo de reciclagem de materiais descartados no meio ambiente será capaz de gerar destinação adequada e revalorização, proporcionando renda familiar para catadores de aterros sanitários e aumento do ciclo de vida desses materiais, produzindo produto ecológico na construção civil. Para isso, foi realizada uma seleção de descartes plásticos a partir das etapas básicas da reciclagem mecânica e das características físicas e mecânicas dos reciclados formados. Os resultados foram comparados aos obtidos com os reciclados reforçados e aos de literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Interno - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Externo ao Programa - 1351286 - ALCEBIADES NEGRAO MACEDO
Externo à Instituição - NEWTON SURE SOEIRO
Externo à Instituição - CECÍLIA AMÉLIA DE CARVALHO ZAVAGLIA
Externo à Instituição - ANDRIELLI MORAIS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 09:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1