Banca de DEFESA: SHEILA BARBOSA PARANHOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEILA BARBOSA PARANHOS
DATA: 14/06/2022
LOCAL: videoconferência

MÉTODOS DE OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MEMBRANAS DE QUITOSANA E COPAÍBA PARA POTENCIAL USO EM FERIDAS

Polímero, Quitosana, Óleo de Copaíba, Nanoemulsão, Feridas Cutâneas

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica

Os profissionais da saúde lidam diretamente com diversas situações complexas no cuidado a pessoas adoecidas. Dentre estas, destacam-se as feridas na pele que podem trazer prejuízos na condição clínica do paciente, além de tratamento onerosos para a  cura. As feridas cutâneas exigem curativos para proteção contra microorganismos patogênicos e para acelerar o processo de cicatrização. Com o surgimento dos biomateriais disponíveis para uso no tratamento de feridas, a quitosana tornou-se uma escolha eficaz, encontrada facilmente na forma natural e renovável com potencial cicatrizante. A membrana de quitosana apresenta condições ideais no tratamento de feridas, como absorção, proteção, biocompatibilidade e potencial antimicrobiano. Para aumentar seus efeitos cicatrizantes, óleos naturais têm sido incorporados na matriz polimérica, a exemplo da copaíba, que possui elevada ação anti-inflamatória. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo obter e caracterizar  membranas de quitosana por emulsão e nanoemulsão do óleo de copaíba para  tratar feridas cutâneas. As membranas de quitosana com adição do óleo por emulsão e nanoemulsão foram sintetizadas pela técnica de evaporação de solvente. Foram avaliadas pela análise macroscópica e caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura, difração de raios X, espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier, calorimetria exploratória diferencial, percentual de intumescimento, umidade, ângulo de contato. Foi realizado ensaio in vitro de atividade antibacteriana frente à bactéria S.aureus. As membranas apresentaram aparência aparentemente finas, pouco maleáveis, relativa opacidade, contínuas e de boa manuseabilidade.  Observou porosidade mais numerosa nas superfícies das membranas sintetizadas por nanoemulsão do óleo de copaíba, além de comportamento mais amorfo. Percebeu uma melhor interação entre a quitosana  e os constituintes do óleo quando a síntese do óleo foi preparada por nanoemulsão, resultando na melhoria  da estabilidade  do material produzido. Os percentuais de intumescimento foram maiores nas composições MQCoN-0,1 (214±3,22), quando imersos na água e a composição MQCoN-5,0 (220, ±6,83) na solução em PBS. O comportamento mais úmido foi significativo nas  membranas compostas por nanoemulsões de óleo de copaíba de 0,1 % (0,79±1,37)   e  0,5 % (2,99 ±0,79). Não houve grande influência no ângulo de contato entre as sínteses e composições. A membrana de quitosana com 1,0 % (v/v)  de óleo emulsionado e a membrana de quitosana com 0,5% (v/v) de óleo nanoemulsionado foram as membranas mais hidrofílicas. Todas as membranas foram capazes de inibir o crescimento bacteriano, exceto a membrana de quitosana com 1,0% de emulsão do óleo. Os materiais obtidos por nanoemulsão possuem atributos ideais para aplicação no uso de feridas cutâneas.

Externo ao Programa - 2271397 - ALISSON CLAY RIOS DA SILVA
Externo ao Programa - 2388815 - MARCELE FONSECA PASSOS
Interno - 1549677 - RAUL NUNES DE CARVALHO JUNIOR
Externo à Instituição - SEVERINO ALVES JÚNIOR