Notícias

Banca de DEFESA: MARCELA CRISTIANE SOUSA RAIOL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA CRISTIANE SOUSA RAIOL
DATA: 22/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

OS DUTOS VERTICAIS DE PRODUÇÃO REGIONAL DOS SÉCULOS XIX E XX EM BELÉM: HISTÓRIA, DOCUMENTAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DOS REMANESCENTES. 


PALAVRAS-CHAVES:

calhas metalicas, patrimonio historico, conservacao e restauro


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Os dutos verticais metálicos fazem parte das fachadas que compõem o cenário atual dos bairros do centro histórico e bairros adjacentes de Belém (Pará – Brasil). Estes dutos foram introduzidos por conta do plano de urbanização propostos por Antônio Lemos, no final do século XIX, onde inicialmente, eram importadas de fábricas europeias, e com o tempo, começaram a ser produzidas regionalmente pelo Instituto Lauro Sodré. Estes elementos são testemunhos do período do Ciclo da Borracha, da produção local de produtos industrializados e estarem em fachadas históricas de estilo eclético do século XIX e XX, assim como em construções modificadas contemporaneamente. Apesar de sua grande importância funcional e estética, atualmente, encontram-se em eminente risco de desaparecimento, seja por substituição ao apresentarem defeitos, comumente causados por ações intempéricas ou antrópicas. Sendo assim, carecem de medidas de salvaguarda, como a documentação dos dutos remanescentes e a discussão dos valores que a sociedade atribui a eles, a fim de criar subsídios para futuras medidas de conservação e restauro. Como resultados desta pesquisa, foram documentados 814 dutos verticais de produção regional nos bairros do Centro Histórico e adjacentes (Campina, Reduto, Cidade Velha, Nazaré, Umarizal, São Brás, Batista Campos) e, com as pesquisas de percepção da sociedade em relação a tais dutos, verificou-se que a elas são atribuídas principalmente o valor histórico, e que poucas pessoas compreendem a importância dos dutos, assim como existe desvalorização dos elementos nas fachadas, ocasionando dificuldade na visualização destes, que leva a descontinuidade de uso. As etapas realizadas durante a pesquisa serão utilizadas como subsídios de estudos sobre a preservação de elementos arquitetônicos históricos em metal. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Interno - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Notícia cadastrada em: 21/12/2020 11:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1