Banca de DEFESA: NALLYTON TIAGO DE SALES BRAGA

DATA: 11/12/2019
LOCAL: Sala 21 do PG Itec

Concretos permeáveis na Amazônia: Desafios e potencialidades regionais

Concreto permeável; granulometria; relação a/c; chuvas intensas; escoamento superficial.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O crescimento das cidades agrega diversos problemas associados à impermeabilização do solo, modificação dos cursos naturais de água e aceleração do escoamento de águas superficiais através de condutos e canais, o que, por sua vez, potencializa riscos de enchentes e inundações. Cresce, então, a demanda por propostas de drenagem de águas superficiais sustentáveis e resilientes, que tem como objetivo minimizar os impactos negativos do avanço urbano desordenado sobre o ciclo da água. Pavimentos de concreto permeável destacam-se, nesse contexto, como uma medida eficiente e sustentável para minimizar a vazão superficial e reduzir riscos de enchentes. O programa experimental desse trabalho teve como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica de concretos permeáveis de seixo de cava para uso em regiões com intenso regime pluviométrico. Foram estabelecidas como variáveis de controle 2 combinações de agregado graúdo; 3 teores de pasta de cimento; e 3 variações de relação água/cimento, totalizando 18 combinações. As amostras foram testadas quanto à coesão entre pasta de cimento e agregados, massa específica, teor de ar incorporado, permeabilidade, porosidade e resistência à tração na flexão. Além disso, foram realizados testes para caracterização de poros superficiais quanto ao tamanho e distribuição, através de método de Processamento Digital de Imagens (PDI). Foi idealizado e realizado, ainda, procedimento experimental para avaliação do desempenho das amostras submetidas a intensos e repetitivos fenômenos pluviométricos. Por último, foi feita estimativa para avaliação do potencial uso de pavimentos permeáveis de concreto em substituição às coberturas convencionais de calçadas e vias para tráfego de veículos. Dentre os resultados, destaca-se a massa específica como o parâmetro que apresentou maior correlação linear com o comportamento mecânico (r de Pearson = 0.71) e hidráulico das amostras (r de Pearson = -0.87). Além disso, verificou-se, através de análise de variância ANOVA, que a granulometria e a relação a/c foram os dois fatores mais relevantes sobre as propriedades dos materiais. Observou-se, ainda, que o escoamento superficial apresentou correlação linear negativa moderada (r de Pearson = -0.65) com o tamanho médio dos poros superficiais. Verificou-se, finalmente, que a substituição de 50% de calçadas impermeáveis por coberturas de concreto permeável apresentam redução de vazão superficial de até 8%. A substituição de coberturas impermeáveis de asfalto, por sua vez, possibilita a redução de vazão de 7.7% (para 10% de substituição) a 38.6% (para 50% de substituição), o que evidencia a capacidade de tal tecnologia para apaziguar problemas relacionados a enchentes, mesmo em regiões com elevado índice pluviométrico.

Externo à Instituição - ABRAHÃO BERNARDO ROHDEN
Externo ao Programa - 1803443 - GERMANA CAVALCANTE MENESCAL
Interno - 1446536 - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE
Presidente - 2025609 - LUCIANA DE NAZARE PINHEIRO CORDEIRO