Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA CÁTIA ARAÚJO RÊGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA CÁTIA ARAÚJO RÊGO
DATA: 18/09/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

Entre Olhares e Vivências: Análise espacial como contribuição à percepção da paisagem nas doze praças do Conjunto Nova Marambaia I, em Belém.


PALAVRAS-CHAVES:

Conjuntos habitacionais, paisagem, apropriação do espaço, Belém


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O Conjunto Habitacional Nova Marambaia I, situado em Belém-PA, foi implantado em 1968, seguindo os princípios da cidade ideal modernista; foi construído pela COHABPA e financiado com recursos do BNH, cuja atuação no segmento habitacional brasileiro foi marcada pela implantação de empreendimentos padronizados, criando um repertório limitado de soluções projetuais. Tais soluções, de inspiração modernista, desconsideravam as particularidades regionais e priorizavam a prevalência do uso residencial sobre os demais, além da abundância de espaços livres. Fazendo parte desse contexto, o referido conjunto, apresenta, na sua configuração, uma totalidade de doze praças, que se constituem numa particularidade, quando consideradas, tanto no contexto local do conjunto, como no contexto urbano. Analisadas localmente, cada praça figura como elemento central, circundada por quatro quadras, formando blocos; nesse sentido, evidencia-se a importância destes logradouros, como princípio orientador do empreendimento. O presente trabalho se propõe a analisar a percepção, apropriação e uso das doze praças do CNMI sob a luz da discussão do Direito à Paisagem; para tal, pretende-se realizar pesquisas bibliográficas, levantamento de documentos, tais como: mapas, desenhos originais dos projetos, imagens fotográficas e textos jornalísticos, dentre outros, além disso, pretende-se também, realizar pesquisa de campo através de observações in loco, registros fotográficos, entrevistas e construção de mapas afetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Interno - 1446536 - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE
Externo ao Programa - 3045256 - RAUL DA SILVA VENTURA NETO
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 17:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2