Banca de DEFESA: BRUNO DO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: BRUNO DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 14/09/2018
LOCAL: Sala 21 do PG Itec

Aplicação de Sistemas Fotovoltáicos Isolados em Comunidades Ribeirinhas no Marajó: Um experiência na Comunidade de Ilha das Cinzas - Gurupá, PA.

Sistemas Fotovoltaicos Isolados; Comunidades Ribeirinhas; Energias Alternativas; Eficiência Energética

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A Pesquisa propõe-se a aplicar um método capaz de identificar como a energia solar fotovoltaica pode substituir a energia gerada através do motor à óleo diesel de forma mais eficiente e sustentável, e que seja adaptada a realidade cultural das populações ribeirinhas na Amazônia, tendo como estudo de caso a Comunidade de Ilha Das Cinzas, localizada no município de Gurupá / PA. No que diz respeito as tecnologias de produção energética, a aplicação de um sistema com placas fotovoltaicas isoladas pode ser de fundamental importância  para a comunidade de Ilha das Cinzas, pois, como em tantos outros casos, esta encontra-se desconectada das distribuidoras de redes elétricas convencionais e usam de sistemas alternativos limitados para suprir a sua demanda energética. Além do mais, os estudos acadêmicos respeito da energia fotovoltaica em comunidades ribeirinhas na Amazônia devem considerar os impactos socioambientais que o processo de troca de fontes de energia possui. Isto torna o trabalho em questão ainda mais importante, visto que a experiência pode servir como referência no tocante a replicação de método mais adequado para este tipo de público em outros locais. O trabalho busca, primeiramente, fundamentar-se na importância da energia solar como uma solução alternativa mais eficiente energeticamente e que gera menos impactos dentro do contexto energético brasileiro, bem como usa como referência outros estudos relacionados à aplicação de sistemas fotovoltaicos em locais isolados da rede elétrica convencional. Há, também, uma contextualização sobre a Comunidade de Ilha das Cinzas (estudo de caso) visando entender a importância socioambiental que este tipo de fonte alternativa tem nas comunidades tradicionais ribeirinhas, pois esta solução tecnológica contribui para que as comunidades se fixem em seu local de origem e especializem a produção de seus recursos através do "trabalho novo" sem alterar significativamente o modo de se ocupar as várzeas. Os resultados gerados com a aplicação dos questionários demonstram que o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos voltados para o estudo de caso deve considerar o fato de a energia fotovoltaica permitir o uso de equipamentos por mais horas no dia e a possibilidade de entrada de novos equipamentos nas unidades familiares. A partir disso, foi criado um diagrama capaz de sintetizar quais as principais funções da energia nas residências da comunidade e estabelecer uma relação entre as atividades que já são atendidas no local, as atividades parcialmente atendidas e as atividades não atendidas de maneira a ter-se uma maior precisão ao se dimensionar este tipo de sistema. Avaliou-se, por fim, que o procedimento adotado no estudo de caso pode ser replicado em outros locais com o intuito de identificar principalmente quais as demandas energéticas que certa comunidade apresenta e qual o seu potencial no que diz respeito à geração de energia para obtenção de uma nova fonte de renda.

Presidente - 3176293 - ANA CLAUDIA DUARTE CARDOSO
Externo ao Programa - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 14/09/2018 17:06