Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUNA BARROS BIBAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUNA BARROS BIBAS
DATA: 06/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

O Espaço (in)formal na Amazônia ribeirinha: inadequações e tensões entre visões de mundo. Uma reflexão sobre o espaço tradicional em contexto periférico.


PALAVRAS-CHAVES:
Amazônia ribeirinha, tradicional, decolonial, heterotopias, urbano.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A várzea ribeirinha, interesse central do trabalho, é pautada por suas características físicas. Uma materialidade, que se cuidadosamente observada, revela desdobramentos socioculturais e espaciais aparentemente invisíveis do ponto de vista das políticas públicas contemporâneas e manifesta uma série de contradições tanto no espaço físico quanto no âmbito do discurso. As cidades da várzea Amazônica dependem da biodiversidade para viabilizar a economia local e de uma integração ao meio biofísico, baseada em um saber tradicional. Esta condição é manifesta em Afuá, objeto do presente trabalho, onde observa-se a capacidade de resistir da típica cidade ribeirinha em tempos de modernização. A partir deste panorama, o objetivo neste trabalho é entender como o espaço urbano não planejado responde a manifestações do discurso desenvolvimentista subjacente às transformações do território amazônico, evidenciar as contradições entre discursos e a partir dessas contradições revelar as heterotopias do espaço de Afuá. Busca-se entender a visão do nativo como protagonista deste espaço, entender como esse espaço pode contribuir para profissionais da área e constituir repertórios a partir de um olhar endógeno, que valorize e viabilize as práticas locais como forma de constituir e consolidar a identidade amazônica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3176293 - ANA CLAUDIA DUARTE CARDOSO
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Externo à Instituição - LIZA MARIA DE SOUZA ANDRADE
Notícia cadastrada em: 05/09/2017 11:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2