Escrita: Mecanismo de Inclusão ou Exclusão a partir da Imagem Constituída no Percurso Acadêmico dos Alunos Indígenas e Quilombolas
Povos originários e tradicionais. Processo de inclusão. Escrita acadêmica. Ethos discursivo.
Este trabalho refere-se à dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Letras/UFPA, e busca analisar como ocorre o processo de inclusão ou exclusão dos alunos indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará a partir de uma investigação de discursos sobre a escrita acadêmica desses alunos, com ênfase nos estudos sobre povos originários e tradicionais, universidade e ethos discursivo, uma vez que os discursos reverberam a imagem que esses alunos têm de si no âmbito acadêmico. A inserção dos alunos indígenas e quilombolas na UFPA se dá por meio do Processo Seletivo Especial (PSE). Apesar da existência desse mecanismo, os alunos ingressos por ações afirmativas muitas vezes enfrentam dificuldades para manterem-se no curso; observa-se, assim, que a universidade, além de incluí-los, precisa proporcionar-lhes suporte para que sua permanência na academia seja validada e reconhecida. Em vista disso, entende-se que, uma vez que há heterogeneidade cultural ocupando o espaço acadêmico, e a universidade menciona como sua missão a integração dos diversificados membros de nossa sociedade, surge uma problemática que envolve a educação dos povos tradicionais da UFPA e que norteará a pesquisa: os discursos sobre a escrita acadêmica se constituem como um dispositivo de exclusão dentro das práticas inclusivas da universidade? Embora se considere que as ações afirmativas foram imprescindíveis para a inserção de povos socialmente desfavorecidos, nossa hipótese é de que a validação de cultura, saberes e tradições é deixada de lado ou ignorada no ambiente acadêmico. Esse fato reflete no desempenho dos alunos no curso escolhido, tendo em vista que o não reconhecimento de seus saberes fortalece um movimento de predominância de uma cultura sobre a outra. O objetivo é discutir como os discursos sobre a escrita na universidade promovem formas de exclusão ou inclusão dos alunos indígenas e quilombolas. Esta pesquisa se configura como qualitativa e se propõe a compreender por meio da participação na entrevista avaliativa de seleção do PSE, análise de artigos acadêmicos e discussão teórica referente o papel da escrita na universidade. Para seu desenvolvimento, nos embasamos em autores que discutem sobre conhecimentos culturais, a escrita acadêmica na universidade e a Análise do Discurso, tais como Wanderley Geraldi (2010), Angel Rama (2015) e Dominique Maingueneau (2005, 2020).