Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANA MÁRCIA GONÇALVES MAFRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIANA MÁRCIA GONÇALVES MAFRA
DATA: 22/06/2022

MINORAÇÃO DO TESTEMUNHO NO CONE SUL: sobrevivência, visibilidade e desterritorialização das narrativas de mulheres

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta escrita objetiva apresentar a discussão desenvolvida na pesquisa de doutorado em andamento acerca das narrativas testemunhais, como literatura menor, tomando como amostragens testemunhos produzidos no contexto argentino desterritorializado e concomitantemente reterritorializado em exílios, produzidos em espaço-tempo diferente, a saber: La escuelita. Relatos testimoniales, de Alicia Partnoy (1986); Pasos bajo el agua (1987) e 259 saltos, uno imortal (2001) de Alicia Kozameh; Una sola muerte numerosa de Nora Strejilevich (1996); En estado de memoria (1990) e Yo nunca te prometí la eternidad (2005) de Tununa Mercado; La perla: Historia y testimonios de un campo de concentración (2012), de Ana Mariani e Alejo Gómez Jacobo (orgs.). As narrativas selecionadas abarcam o período imediato pós-ditadura e o mais longínquo refletindo, cada uma, as marcas de seu tempo, a ausência de justiça e os anseios de uma sociedade ainda ferida pelas ações ditatoriais. Convém destacar que a seleção é composta de escritos de mulheres sobreviventes e testemunhas de uma história traumática, que viveram em situação de exílio, localizando seus testemunhos em contextos particulares, tanto geográfico quando gráfico, ou seja, apresentando uma escrita exilada tanto geograficamente quanto em sua expressão. A variedade de autoras e de obras também requer uma devida atenção, considerando que demonstra a singularidade e a multiplicidade de perspectivas de narrativas exiladas, cujo ponto em comum, acreditamos, seja a escrita desterritorializada, as subjetividades desconstruídas a partir da experiência de violência e de desterro, passando por constantes reconstruções. Assim, temos narrativas testemunhais do século XX e XXI, como memória do passado ditatorial argentino, que demonstram as mudanças de perspectiva do testemunho, de uma posição mais objetiva e direta, para narrativas mais subjetivas. A escolha por mulheres objetiva trazer à cena as diferenças e as especificidades da participação feminina na ditadura, as consequências e os impactos da ditadura sobre seus corpos, suas vidas, suas produções.

Interno - 2478698 - CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO PANTOJA
Presidente - 1201576 - TANIA MARIA PEREIRA SARMENTO PANTOJA
Externo à Instituição - WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 12:03