Banca de DEFESA: STEPHANIE JAEL NEGRAO DE FREITAS

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A transição da urbanização em países em desenvolvimento na conjuntura global de degradação ambiental associada as mudanças no uso da terra, vem gerando consequências adversas para indivíduos e ecossistemas envolvidos. O processo de ocupação das cidades brasileiras desencadeou um movimento de fixação populacional em locais impróprios para ocupação, como as zonas costeiras, locais com solo frágil, onde diversas situações de risco e vulnerabilidade social e ambiental. Neste contexto, o objetivo deste estudo consiste em analisar as características de vulnerabilidades social e ambiental do município de Barcarena-Pa, a partir de dados estatísticos e cartográficos. Em relação aos dados sociais e econômicos pesquisados, a principal fonte utilizada foi o censo demográfico do IBGE referente ao ano de 2010, foi feita normalização de variáveis, análise fatorial e por conseguinte os dados gerados foram sobrepostos em um mapa. Para análise ambiental fez-se mapeamento geológico, geomorfológico, pedológico, pluviométrico e de uso do solo. Utilizou-se a técnica de álgebra de mapas para gerar o mapa de vulnerabilidade. Em uma visão geral, nota-se que o município de Barcarena possui uma deficiência explicita em incorporar os ganhos econômicos a favor de benefícios sociais e ambientais, uma vez que quase a totalidade do município se encontra em elevada taxa de vulnerabilidade social, e mesmo as poucas localidades onde a parte social e mais favorecida, a vulnerabilidade ambiental leva a um cenário de risco elevado, principalmente nos meses mais chuvosos, o qual ocorre entre Dezembro a Maio. Este estudo torna-se uma importante ferramenta de planejamento ambiental e intervenção social, pois o desafio do desenvolvimento sustentável é uma realidade nas sociedades modernas que necessita ser alcançado através de estratégias e politicas efetivas e humanizadas que aliem desenvolvimento socioeconômico e defesa ambiental, isto é uma problemática urgente.

Interno - 1549203 - EVERALDO BARREIROS DE SOUZA
Presidente - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Interno - 066.128.062-49 - MARIA DE LOURDES PINHEIRO RUIVO - MPEG
Externo à Instituição - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE