Notícias

Banca de DEFESA: JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA
DATA: 18/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em História Social - UFPA
TÍTULO:

A MOBILIDADE SOCIAL DAS LIDERANÇAS INDÍGENAS TABAJARA E POTIGUARA NA PARAÍBA E DEMAIS CAPITANIAS DO NORTE DO BRASIL (SÉCULOS XVI – XVIII)


PALAVRAS-CHAVES:

Lideranças Indígenas; Mobilidade Social; Potiguara; Povos Tupi; Tabajara.


PÁGINAS: 296
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Colônia
RESUMO:

Essa tese teve como objetivo analisar o papel desempenhado pelas lideranças Tupi, pertencentes aos povos Tabajara e Potiguara, no processo de inserção dos indígenas na sociedade colonial a partir da conquista e colonização da Capitania Real da Paraíba, e demais capitanias do norte do Brasil, ao longo dos séculos XVI – XVIII. Durante os primeiros contatos entre indígenas e colonizadores, estes últimos tiveram a necessidade de se inserir na lógica das guerras travadas entre as sociedades Tupi para contrair alianças e conquistar o território. Os europeus foram inseridos no “universo” indígena a partir das relações de concubinatos estabelecidas com as filhas dos chefes Tupi. Os acordos matrimoniais entre indígenas e colonizadores foram fundamentais para o povoamento das capitanias de Pernambuco e Itamaracá na primeira metade do século XVI. Ao longo do referido século, muitos indígenas aliados foram escravizados, e tal conjuntura fez com que os chefes indígenas reestabelecessem os acordos de paz com os colonizadores através da prestação de serviços, notadamente de guerras, para não somente evitarem a escravização da sua gente, mas, também, para a preservação das terras coletivas a partir da inserção de tais indivíduos nos aldeamentos missionários. Muitos indígenas foram protagonistas nas guerras que resultaram na fundação da capitania da Paraíba e demais capitanias do norte do Brasil, assim como na conquista dos sertões, ao longo dos séculos XVI e XVIII. A prestação de serviços resultou em inúmeras recompensas, principalmente para as lideranças Tabajara e Potiguara, as quais puderam obter mobilidade social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Interno - 1682689 - KARL HEINZ ARENZ
Interno - 1276311 - MARCIO COUTO HENRIQUE
Externo ao Programa - 326947 - JANE FELIPE BELTRAO
Externo à Instituição - LÍGIO JOSÉ DE OLIVEIRA MAIA
Notícia cadastrada em: 08/03/2021 08:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1