Banca de DEFESA: FRANCINEY CARVALHO DA PONTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINEY CARVALHO DA PONTE
DATA: 31/08/2021
LOCAL: REMOTO - VIA GOOGLE MEET

ANTROPOCENO E AMAZÔNIA: HOLOCENO EM CURSO OU PRELÚDIO DE UMA NOVA ÉPOCA
GEOLÓGICA DO HOMEM?

Amazônia. Domínios naturais. Fatores antropogênicos. Antropoceno.

ÁREA: Geografia

Os Domínios Naturais da Amazônia Brrasileira - DNAB apresentam uma elevada diversidade biogeográfica, favorecidos por um substrato geológico complexo e por um clima equatorial, ambos preponderantes na paisagem amazônica, localizados na porção norte do Brasil, perfazendo uma área equivalente a 40% do território brasileiro (~3.700.000 Km2). A expansão humana na Amazônia tem produzido uma série de transformações sobre seus recursos naturais. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo realizar uma retrospectiva da trajetória do Homem sobre os domínios amazônicos, através da espacialização de evidências antropogênicas e na análise de indicadores antropogênicos passíveis de associação preceitos do Antopoceno, viabilizada por uma perspectiva geográfica. A análise no âmbito dos DNAB levantou os aspectos dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos, destacando suas paisagens dominantes e seus respectivos sistemas naturais, através da compartimentação biofísica, funcionando como substrato na análise da dinâmica de eventos socioespaciais e evidências da ação humana materializadas nas paisagens, sob um amplo espectro temporal - Holoceno. A investigação fora alicerçada em uma abordagem holística e integradora de variáveis relacionadas a aspectos naturais e socioespaciais, a partir de uma visão sistêmica, direcionada a dimensionar e mensurar padrões de uso dos recursos naturais, o grau de antropogenização dos DNAB e a proposição de paisagens/esrtruturas antropocênicas. Nesse sentido, a pesquisa revelou que os DNAB apresentam atualmente um percentual antropogênico muito significativo, de aproximadamente 64%, fruto de uma dinâmica socioespacial ampla e diversa, o que atribuiu a região uma acentuada variabilidade de macrossistemas humanos e paisagens seminaturais embutidas em ecossistemas aparentemente naturais. No entanto, fora detectado que esta estimativa provavelmente é subestimada, se considerarmos as evedências segundo uma perspectiva acumulativa, alcançando um valor em torno de 150%, ou seja, 50% acima da área total dos DNAB, o que denuncia uma elevada pressão antropogênica na região. Diante do exposto, e, considerando preceitos o Antropoceno, centrados na concepção antropogênica, sugere-se que a Amazônia acondiciona paisagens antropogênicas, substancialmente alteradas, há pelos menos 4 mil anos AP, quando boa parte de seus domínios ja eram ocupados e significativamente usados e manejados por grupos humanos.

Interno - 067.917.782-53 - ARLETE SILVA DE ALMEIDA - UFPA
Presidente - 2190645 - CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN
Externo à Instituição - FLÁVIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
Interno - 2455993 - JOSE ANTONIO HERRERA