Banca de DEFESA: ALEXANDRE PATRICIO SILVA BARROS

DISCENTE: ALEXANDRE PATRICIO SILVA BARROS
DATA: 24/07/2020
LOCAL: ON LiNE

A GEOGRAFIA DA CRIMINALIDADE NO CAMPUS:
A multiterritorialidade do crime na cidade universitária Professor José da Silveira Netto (UFPA).

Criminalidade; múltiplos territórios; multiterritorialidades; cidade universitária.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

O problema da criminalidade é um assunto que está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, seja pelo crescimento dos núcleos urbanos e, consequentemente, o processo de urbanização concentrado e acelerado, que proporcionou o desenvolvimento de um conjunto de problemas socioeconômicos e infraestruturais cada vez mais presente nas cidades brasileiras: a elevação da taxa de desemprego; aumento da pobreza; e as precárias políticas públicas voltadas para os setores sociais básicos, podem ser alguns desses problemas. Neste sentido, o trabalho se dedicará em analisar e compreender quais as múltiplas territorialidades da criminalidade num campus universitário, observando as seguintes atividades ilícitas: tráfico/consumo de drogas; furto; e roubo. Tais crimes servirão como base para responder como o crime se especializa e se relaciona com o cotidiano da cidade universitária Prof. José da Silveira Netto, fundamentado nas questões norteadoras que procura saber: quais são as principais ocorrências de crimes na cidade universitária e como a criminalidade se territorializa no espaço universitário? Quais as principais estratégias e “modus operandi” utilizados para as práticas de crimes no campus? De que forma os múltiplos territórios se relacionam e essa relação pode (ou não) corroborar na prática de crimes? Assim, esses questionamentos têm o propósito de assimilar as consequências desse fenômeno sócio-espacial dentro do âmbito universitário, baseando-se em uma estrutura de trabalho dividida em três capítulos: I) Poder, Território e Crime no Campus; II) A Caracterização Sócio-Espacial da Área de Estudo; e III) A Geografia da Criminalidade: A Multiterritorialidade do Crime na cidade universitária Professor José da Silveira Netto (UFPA). Portanto, esta pesquisa ajudará a reforçar a importância de contribuições com este tema e considerar que o problema da segurança pública pela qual grande parte das cidades brasileiras sofrem, devem ser tratadas com novos olhares, neste caso o da Geografia.

Presidente - 3414224 - CLAY ANDERSON NUNES CHAGAS
Interno - 1541973 - CHRISTIAN NUNES DA SILVA
Externo ao Programa - 2210373 - SILVIA DOS SANTOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 25/07/2020 11:52