Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA LEAL VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA LEAL VELOSO
DATA: 11/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS PROFISSIONAL - ICSA-IP 10 A
TÍTULO:

Densidade, diversidade e dinamismo na economia popular: um estudo sobre a distribuição espacial do comércio de polpa do açaí no município de Belém.


PALAVRAS-CHAVES:

Geradores de diversidade. Centralidade. Economia Popular. Açaí.  


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia Regional e Urbana
ESPECIALIDADE: Economia Urbana
RESUMO:

A diversidade econômica no espaço urbano, conforme Jane Jacobs, acontece quando são combinados quatro elementos denominados geradores de diversidade. Neste sentido, as grandes cidades são ambientes naturais para a promoção do dinamismo econômico. Assim, as metrópoles regionais  caracterizam-se, dentro da hierarquia urbana, por apresentar uma complexa oferta de bens e serviços que atendem as mais variadas demandas em um extenso raio de abrangência. Neste contexto, a centralidade urbana é objeto fundamental na diversificação da economia, uma vez que é capaz de expandir produtos e serviços para fora, e ao entorno, do núcleo central. Dentro da dinâmica das grandes cidades de países periféricos, há simultaneamente a presença de dois circuitos econômicos: o inferior e o superior. Neste aspecto a Economia Popular está presente no primeiro circuito, revelando-se como uma alternativa geradora de emprego e renda. A economia popular do açaí na cidade de Belém, pode ser vista como o resultado de uma diversidade econômica, promovida através da combinação dos geradores de diversidade somado à característica de centralidade que esta metrópole vem desempenhando desde sua fundação. Percebe-se que o consumo do açaí vem crescendo, sendo especialmente sustentado pela a demanda interna, revelando a interação entre os povos tradicionais com o centro urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2423422 - HARLEY SILVA
Interno - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Externo ao Programa - 3045256 - RAUL DA SILVA VENTURA NETO
Notícia cadastrada em: 13/11/2019 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1