Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELSO SOUSA DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELSO SOUSA DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 18/08/2022
HORA: 17:00
LOCAL: BELÉM-GOOGLE MEET
TÍTULO:

INVESTIMENTOS PRIVADOS EM P&D, ESTRURURA ECONÔMICA E AMBIENTE INSTITUCIONAL: Um estudo sobre as empresas que mais investiram em P&D entre os anos de 2010 e 2019, perspectiva pré-pandemia.


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa e Desenvolvimento; Sistemas de Inovação; PIB; Economia Institucional; Economia Evolucionária.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Os investimentos privados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), vistos individualmente, podem ser interpretados como mecanismos que as grandes empresas encontram para manter seus oligopólios. Por outro lado, para que esses tipos de gastos possam transbordar na sociedade de maneira canalizada e contribuir para o crescimento econômico descentralizado, é necessário a criação de um ambiente específico. Neste contexto, se faz necessário a concepção dos Sistemas de Inovação, redes que conectam empresas, governos e instituições de pesquisa. A rede formada por esses agentes contribui para que os investimentos em P&D se transformem em inovação e cooperem para o desenvolvimento econômico. A propensão que as empresas possuem para realizar esse tipo de investimento tem relação de causalidade com o nível de estabilidade econômica, segurança e eficiência institucional do território onde atuam. Este trabalho busca demonstrar a relação teórica e econométrica existente entre grupos de variáveis que envolvem Investimentos Privados em P&D, Produto Interno Bruno, Investimento de Capital e Ambiente Institucional. Parte-se de duas hipóteses: a primeira, de que uma grande empresa, antes de tomar a decisão de investir, observa dois grandes grupos de variáveis: o nível de estabilidade econômica e a eficiência institucional da região; a segunda, de que existe um movimento de concentração dos investimentos privados em P&D no mundo, acompanhados de um cenário de crescimento econômico favorável e do estabelecimento de estruturas institucionais fortes e confiáveis. A partir de uma metodologia quali-quantitativa, que utilizou fontes primárias de informação e modelos econométricos por meio de softwares, validou-se as duas hipóteses ao comprovar que os investimentos em P&D estão concentrados em 10 países localizados na América do Norte, Europa e Ásia, onde se encontra as maiores economias do mundo com estruturas institucionais robustas e bem avaliadas, assim como os maiores e mais bem conceituados institutos de pesquisa do planeta.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Presidente - 2341807 - MARCIA JUCA TEIXEIRA DINIZ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 10:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2