Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA LETICIA SANTOS DA ANUNCIAÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA LETICIA SANTOS DA ANUNCIAÇÃO
DATA: 29/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: PPGQ/VIRTUAL
TÍTULO:

ESTUDO COMPUTACIONAL DE ANÁLOGOS DE S-ADENOSILMETIONINA (SAM) COMO INIBIDORES DO HETERODÍMERO NSP10-NSP16 DO SARS-CoV-2


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; SARS-CoV-2; nsp10-nsp16; Análogos SAM; Inibidores  


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO:

Uma das estratégias utilizadas no combate a infecção viral consiste em impedir o funcionamento de alvos biológicos (particularmente, enzimas) que estejam relacionados as ciclo vital do vírus. No caso do SARS-CoV-2 destaca-se a proteína não estrutural 10 (nsp10) e proteína não estrutural 16 (nsp16) que juntas formam um complexo proteico que funciona para catalisar a metilação do penúltimo nucleotídeo da capa do RNA viral na posição 2'-O da ribose (CHEN; GUO, 2020). Esse processo de metilação converte o cap de RNA do vírus de uma estrutura cap-0 em uma estrutura cap-1 para imitar mRNAs celulares e, assim, para prevenir o reconhecimento de RNAs virais pela imunidade inata do hospedeiro (ROSAS-LEMUS et al., 2020). A nsp16 adota uma proteína metiltransferase dependente de S-adenosilmetionina (SAM-MTase), formando o complexo nsp10-nsp16 2'-O-metiltransferase com S-adenosilmetionina, este complexo de heterodímero é essencial para captar os transcritos de mRNA viral para tradução eficiente e para escapar do sistema imunológico (TAZIKEH-LEMESKI et al., 2020).
O processo de pesquisa e descoberta de novos fármacos é complexo, demorado e de alto custo, estimando-se que o custo médio do planejamento de um medicamento seja cerca de 2,6 bilhões de dólares e o tempo de trabalho pode levar mais de 12 anos (CHAN et al., 2019). Sendo assim, a área de Química Teórica e Computacional tem apresentado grandes avanços e contribuições para auxiliar nesse processo. Neste cenário, o complexo nsp10-nsp16 apresenta-se como um dos alvos altamente viáveis para a descoberta de medicamentos contra SARS-CoV-2.

Particularmente, dados experimentais alinhados a métodos computacionais favorecem o planejamento de novos compostos com capacidade inibitória. Desse modo, neste projeto pretende-se aplicar técnicas de química teórica e modelagem molecular a fim de planejar inibidores do complexo proteico nsp10-nsp16 a qual está presente o RNA do vírus, sendo de extrema importância para a infecção causada pelos mesmos. Cálculos de química quântica, ancoragem molecular e dinâmica molecular juntamente com análise de energia livre de interação serão envolvidos como técnicas computacionais que permitirão mostrar a viabilidade do caráter biológico de inibidores e o desenho de novos compostos contra as enzimas nsp10-nsp16, podendo assim mostrar sua atividade inibitória acentuada como potenciais fármacos para a COVID-19.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1268476 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA
Interno - 1316033 - ANDERSON HENRIQUE LIMA E LIMA
Externo à Instituição - RICARDO MORAIS DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 14:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2