Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: REINALDO JUNIOR LOPES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REINALDO JUNIOR LOPES CARDOSO
DATA: 06/10/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Online. Link da videochamada: https://meet.google.com/qcp-kdtb-tza
TÍTULO:

Comunicação informal e produtividade: Como o isolamento social provocado pela pandemia de COVID19 afetou o processo de comunicação informal e produtividade.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

comunicação informal, pandemia, produtividade, bem-estar, desenvolvimento de software.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Em 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia da COVID-19. O distanciamento social foi mundialmente adotado como uma tentativa de conter o avanço do vírus. Assim, milhões de pessoas passaram a trabalhar remotamente de suas casas. Esta mudança no formato de trabalho trouxe várias implicações que foram percebidas de diferentes formas, como por exemplo, a forma como as pessoas se comunicam com seus colegas de trabalho. Diante de tal fato, surge a preocupação a respeito da possível falta ou diminuição da comunicação informal.

Estudos sobre a comunicação informal sugerem que ela é capaz de proporcionar maior colaboração e produtividade entre os envolvidos. Este trabalho visa estudar o impacto da falta de comunicação informal nos engenheiros de software brasileiros devido a pandemia, assim como na forma como tecnologias colaborativas, como videoconferências, podem auxiliar ou não nesta comunicação informal. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Externo à Instituição - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Externo à Instituição - MAYARA COSTA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 24/09/2021 16:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1