Banca de DEFESA: LENNON SALES FURTADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENNON SALES FURTADO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Remotamente - Google Meet

Um Método para Apoio ao Ensino de Medição de Software Baseado em Gamificação e Jogos Sérios

Medição de Software, Gamificação, Jogos Sérios, Método de Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Programas de melhoria de processos de software têm um dos fundamentos no processo de medição de software. Mesmo com tamanha importância, a literatura ressalta que muitos alunos estão deixando a academia sem a capacidade de conduzir tal processo. E isso pode ser entendido pela maneira como esse processo é encarado, a saber, demorado e difícil de entender. Ademais, é notório a ausência de fatores que motivem o domínio do processo de mensuração de software durante a vida acadêmica dos alunos. Neste contexto, a aplicação de jogos sérios e gamificação, tem se mostrado como alternativas interessantes no contorno desta problemática. Porque tais abordagens são bem aceitas pelos distintos perfis de estudantes e podem ter um efeito motivador e engajador para estes. Um dos objetivos deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de medição de software e melhoria de processos de software por propostas de gamificação e jogos sérios através de uma revisão sistemática da literatura. Buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e jogos sérios nos referidos assuntos. Ademais, a revisão sistemática foi realizada para identificar estudos primários que abordam o uso, proposta ou avaliação de gamificação ou jogos sérios, seus elementos e mecânica de jogo aplicados em engenharia de software. Para assim, apresentar um método para apoio ao ensino de medição de software baseado em gamificação e jogos sérios. Sendo que este método tem por finalidade incentivar a interação em sala de aula e com isso fomentar o interesse pelo referido processo. Este método de apoio foi validado por meio de dois estudos de casos aplicados com o total de 22 estudantes, onde os alunos aplicavam diferentes critérios para avaliar os módulos da abordagem. Como resultados, foi possível identificamos 137 estudos primários, publicados entre 2000 e 2019. E foi obtido um nível de mais de 80% de avaliações com os critérios bom e excelente em um dos estudos de casos. Sendo que o método de apoio ao ensino de medição proposto ajudou através da criação de um ambiente competitivo e colaborativo com o cerne nas interações em sala de aula.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA