Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANNE VERAS DE ALMEIDA

DISCENTE: ADRIANNE VERAS DE ALMEIDA
DATA: 01/07/2021
LOCAL: Virtual

Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Básica: Uma proposta de formação inicial de professores utilizando uma ferramenta educacional Chatbot com Inteligência Artificial

Pensamento Computacional, Formação de Professor, Educação Básica, Chatbot, Inteligência Artificial.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

De acordo com as diretrizes da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), os fundamentos da Computação são base para o Pensamento Computacional (PC), o qual tem por objetivo desenvolver uma série de habilidades tais como o pensamento crítico, criatividade, adaptabilidade entre outras. Como também, pode ser aplicado para resolver problemas em diversas áreas de conhecimentos, o que torna uma habilidade essencial na formação dos profissionais de todas as áreas. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adotou o termo como parte das normas preconizadas pelo documento, ao qual influencia na composição dos currículos das escolas brasileiras. Porém, até o momento não há um consenso na literatura sobre quais são as habilidades e competências que definem o PC e como tal raciocínio deve ser estimulado e desenvolvido, tendo em vista as diferentes realidades e contextos educacionais das escolas brasileiras, visibilizando o ensino à introdução ao PC por parte dos docentes que atuam na Educação Básica. Sob este contexto, o trabalho tem como objetivo de apresentar uma proposta de formação inicial online de professores que atuam na Educação Básica no Brasil, que desejem incorporar temas relacionados ao PC às suas atividades didáticas desenvolvendo habilidades para resolução de problemas. Além disso, pretende-se desenvolver um chatbot com técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do PC. Os resultados coletados através de um questionário de sondagem, verificou que 98,2% dos professorestem interesse em uma formação introdutória sobre o PC e 70,9% querem a utilização do chatbot para auxiliar nas atividades de formação. Portanto, espera-se contribuir para que redes de ensino e escolas reestruturarem seus currículos, visando a integração do PC nas disciplinas do Ensino Básico, de acordo com as novas diretrizes da BNCC.

Presidente - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 3492665 - HIEDA ADRIANA NASCIMENTO SILVA
Externo à Instituição - ALBANO DE GOES SOUZA
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 11:59