Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FILIPE DAMASCENO COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE DAMASCENO COELHO
DATA: 12/09/2019
HORA: 16:30
LOCAL: LABTIC
TÍTULO:

Guia de avaliação para APIs baseado na ISO/IEC 25000


PALAVRAS-CHAVES:

APIs; application programming interfaces; guia


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Uma API é um conjunto de métodos, disponibili- zados por uma plataforma os quais permitem o uso dos serviços desta. APIs têm sido largamente utilizadas pois elas fornecem segurança e controle do que esta sendo usado, diferente dos anti- gos web services. Assim, sem o uso de APIs o trabalho de desenvolver software seria árduo e demorado, além de ser mais suscetível a falhas. O crescente uso de bibliotecas de terceiros tem facilitado e melhorado o trabalho dos desenvolvedores, ao permitir que os mesmos reutilizem funções e serviços de forma rápida e segura.

A grande motivação atrelada à esta pesquisa esta no fato de poder avaliar e comparar o grau de eficiência da gestão de API aplicada, enquanto produto de software, usando padrões re- conhecidos internacionalmente, como a ISO 25000. Isto permitiria avaliar e entender a cobertura de qualidade proporcionada pelo advento da gestão de API aplicada ao seu desenvolvimento e ciclo de vida.

Esta comparação e analise bibliográfica podem trazer avanços à qualidade do desenvolvi- mento e para a continua evolução de um projeto de API, por fim poder compor partes faltantes e possibilidades que podem ser encontrados tanto na ISO 25000(ISO. . . , 1946) quanto em gestão de API, juntamente com o auxílio da literatura.

O estudo sobre o uso de APIs não é novo (McLellan et al., 1998). Apesar dos estudos avançados em pesquisas sobre o uso, evolução e documentação de APIs, ainda existem muitas lacunas (WITTERN et al., 2017), que devem ser exploradas,haja vista o crescimento do uso desta tecnologia. Analisar e definir a forma de uso dos serviços disponibilizados, encontrados na literatura sobre APIs e softwares em geral são capazes de atender requisitos de segurança e proporcionar uma melhor experiencia aos usuários da API.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Interno - 1277614 - GUSTAVO HENRIQUE LIMA PINTO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 10:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1