Banca de DEFESA: ESTEVÃO DAMASCENO SANTOS

DISCENTE: ESTEVÃO DAMASCENO SANTOS
DATA: 10/12/2018
LOCAL: FC-01

A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE PONTOS DE FUNÇÃO

Análise de Pontos por Função, Gamificação, Ensino, Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Com o desenvolvimento de novas tecnologias a todo momento e o aumento da concorrência entre as organizações, é essencial que estas busquem alcançar a qualidade no desenvolvimento de suas aplicações. Uma ferramenta essencial para isso é a Análise de Pontos de Função (APF). Mediante a isto torna-se essencial que os alunos tenham contato com essa técnica o mais cedo possível. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar os conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajamento da motivação dos alunos na disciplina de Qualidade em Software ministrada no curso de pós-graduação em ciência da computação da UFPA. Para isso, foram definidas aulas para ensinar a técnica de APF que utilizavam elementos de jogos como motivação para os alunos. Portanto, esta pesquisa resultou em um enriquecimento do conhecimento desses alunos na prática de estimativa, comumente presente e recomendada o uso em modelos de qualidade de software. Este trabalho visa contribuir para o ensino da técnica de APF para estudantes, visando uma melhor preparação para o mercado de desenvolvimento de software. Verificou-se também que a utilização de elementos de gamificação para o ensino desta técnica de estimativa foi eficiente, pois os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes tipos de aula.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Externo ao Programa - 2617773 - CARLOS DOS SANTOS PORTELA
Notícia cadastrada em: 20/11/2018 09:46