Banca de DEFESA: IGOR ERNESTO FERREIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR ERNESTO FERREIRA COSTA
DATA: 02/02/2024
LOCAL: meet.google.com/zmf-vzds-zvg

UM PROGRAMA DE ESTUDO BASEADO EM METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TESTE EXPLORATÓRIO DE SOFTWARE

Projeto e Execução de Teste, Teste Exploratório; Teste de Software; Educação na Engenharia de Software; Metodologias ativas; Qualidade de Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

A necessidade de entrega rápida dos produtos e serviços provocou um crescimento no processo de desenvolvimento de software mais ágil. Consequentemente, novas abordagens de teste, consideradas ágeis na literatura especializada, têm se tornado protagonistas na indústria para que os produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade à medida que ocorrem seu desenvolvimento. Nesse contexto, o uso de Teste Exploratório (TE) tem sido bastante difundido na indústria, pelo menos nos últimos anos, conforme observado no relatório denominado State of Testing. Entretanto, nota-se que o teste exploratório ainda não é comumente utilizado de forma estruturada. Em corroboração a isso, foi identificado em uma revisão da literatura, realizada pelo autor, trabalhos que direcionam seus esforços somente à execução do teste exploratório, resumindo à exploração aleatória dos fluxos pré-identificados em um modelo. Dessa maneira, pressupõe-se que o teste exploratório pode estar sendo utilizado sempre na forma free style (técnica informal, sem documentação), conforme é percebido no conceito presente no SWEBOK. Por esses e outros motivos, este trabalho objetiva apresentar uma proposta de abordagem para aprendizagem de teste exploratório que possa prover a uso deste tipo de teste de maneira sistemática para atender, principalmente, as necessidades das atividades de gerenciamento do processo de teste utilizando tal abordagem, bem como proporcionar ao aluno a obtenção de habilidades mais próximas da realidade vivenciada na indústria de software. Nessas circunstâncias, este trabalho inclui também a descrição de um plano de ensino envolvendo o uso de metodologias ativas por meio de tecnologias digitais para prover ao aluno o protagonismo desse processo de aprendizado. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre as universidades e a indústria de software a partir da proposta, almejando criar profissionais mais adaptados a estas organizações.

Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Externo à Instituição - LENNON SALES FURTADO