Banca de DEFESA: CLEYTON LUIZ RAMOS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYTON LUIZ RAMOS BARBOSA
DATA: 01/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/fex-fabn-cfu

Otimizando Automaticamente Escala de Cores para Fisicalização de Dados Ativas

Fisicalização de dados, Visualização da Informação, Escala de Cores, Algoritmos de Agrupamento, Avaliação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

A fisicalização de dados é a área que investiga como objetos físicos podem codificar dados através de suas características físicas (geometria e materiais) e visuais. Na visualização da informação, a cor desempenha um papel fundamental na comunicação e codificação dos dados, não havendo diferença para área de fisicalização des dados. Porém, no mundo real, a percepção das cores pode ser influenciada pelo material que compõe o artefato físico, pela luminosidade do ambiente e pelas características do dispositivo emissor de luz da fisicalização. Desta forma, paletas de cores comumente utilizadas em cenários digitais podem falhar na comunicação e codificação de dados quando aplicadas diretamente na fisicalização de dados sem qualquer ajuste ou avaliação devido a esta alteração na percepção de cores. Assim, esta tese tem como objetivo produzir automaticamente paletas de cores para fisicalização de dados ativas, considerando suas características físicas e de emissão de luz únicas. Para tanto, foi realizado um processo de avaliação do espaço de cores do artefato físico com a adaptação do teste de cores Farnsworth Munsell. O teste foi aplicado nas versões física e digital, e os resultados obtidos foram comparados e identificadas cores inadequadas ao cenário físico. O artefato físico utilizado foi um gráfico de barras 3D físico composto por faixas de LED configuráveis. Com os resultados dos testes também foi possível criar manualmente paletas de cores (categóricas, sequenciais e divergentes), considerando para isso principalmente a métrica de distância perceptual entre as cores escolhidas. A paleta de cores proposta foi validada em relação às paletas de cores digitais através da realização de tarefas básicas do InfoVis, como identificação, comparação e ordenação. Na segunda etapa, foi proposto um método automatizado para avaliação do espaço de cores para fisicalização de dados e geração automática de paletas de cores. Uma visão geral do processo automático começa com o usuário fornecendo imagens de cores pré-determinadas coletadas diretamente da fisicalização de dados; as imagens são processadas e são estimadas matiz, saturação, luminância, etc. O conjunto de dados inicial é ampliado adicionando interpolações e ruído para aplicar um algoritmo de agrupamento, buscando agrupamentos de cores com maior distância entre elas para compor as paletas de cores categóricas. As paletas de cores sequenciais e divergentes são calculadas a partir de uma das cores selecionadas para a paleta de cores categórica. Além disso, os usuários podem escolher entre diversas sugestões de paletas de cores geradas. Os resultados mostraram que o método automático pode ser reutilizado para outras fisicalizações ativas de dados, que alteram dinamicamente as cores. As etapas realizadas culminaram em um pipeline de avaliação e criação de escalas de cores para fisicalização de dados, considerando suas características físicas e emissão de luz únicas.

Presidente - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Interno - 2410749 - CARLOS GUSTAVO RESQUE DOS SANTOS
Interno - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS
Externo à Instituição - ANDERSON GREGÓRIO MARQUES SOARES