Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITO DE SOUZA RIBEIRO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITO DE SOUZA RIBEIRO NETO
DATA: 19/01/2024
LOCAL: online

Um framework para projetos de marcadores fiduciais aplicados em sistemas de localização interna

Framework teórico, localização interna, visão computacional, marcadores fiduciais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Os sistemas de localização podem ser usados para muitas atividades, por exemplo, detectar e rastrear pessoas e objetos, auxiliar pessoas com deficiência visual em suas atividades diárias e facilitar o monitoramento de pessoas em reabilitação médica. Alguns locais públicos, como aeroportos, estações de metrô, museus e shopping centers, precisam de serviços de posicionamento interno, para fornecer navegação interna para pessoas com deficiência visual e para ajudar turistas e visitantes a encontrar seu destino. Existem diversas abordagens para implementação de sistemas de localização interna que embarcam tecnologias como sonar, radiofrequência, laser, infravermelho ou visão computacional. Os sistemas baseados em visão computacional utilizam câmeras com diversas características e podem ser aplicados na infraestrutura de um prédio ou em um dispositivo móvel. Além disso, a maioria das tecnologias de localização já está disponível nos smartphones, o que permite aos pesquisadores concentrar seus esforços na definição de algoritmos que manipulam sinais e dados obtidos dos sensores para fornecer informações mais confiáveis. No entanto, projetar ou escolher um marcador fiducial que melhor atenda aos requisitos exigidos para a implantação de um sistema de localização é uma tarefa complexa e desafiadora, considerando a variabilidade de marcadores fiduciais, possibilidade de criação artística, com diversos formatos, cores e diferentes aplicabilidades em vários campos de estudo que precisam ser classificados e analisados para compreensão de suas vantagens e desvantagens para guiar os projetistas que pretendem empregá-lo em seu ambiente. Sendo assim, esse trabalho pretende gerar uma estrutura teórica para uma compreensão abrangente dos elementos teóricos e metodológicos que envolvem a construção de sistemas de localização interna baseados em marcadores fiduciais, servindo de guia --- fundamentado no estado-da-arte sobre projetos de marcadores fiduciais --- para projetar ou escolher marcadores fiduciais aplicados para localização em ambientes internos. Para isso, foi feito uma revisão de literatura sobre o estado-da-arte de marcadores fiduciais, produzindo uma taxonomia que classifica os tipos de marcadores e, com base nisso, foram propostas boas práticas --- o que deve ser feito, o que não deve ser feito e o que é indiferente --- para projetar um bom marcador fiducial para cada tipo de cenário de aplicação.
Os resultados parciais apontam que, para projetos de sistemas de localização interna no cenário proposto deste estudo de caso, o framework e os testes demonstram que o marcador em forma de fita não é robusto a borramento e a ângulos difíceis de visualização. No entanto, o marcador em forma de fita pode ser melhorado nestas atividades essenciais para atender plenamente o framework para o cenário de aplicação que faz uso de um smartphone e audiodescrição para pessoas com baixa visão ou cegas de localizarem.

Presidente - 2410749 - CARLOS GUSTAVO RESQUE DOS SANTOS
Interno - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Externo à Instituição - EWERTON ALMEIDA SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO YURI DA SILVA FRANCO