Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEYTON LUIZ RAMOS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYTON LUIZ RAMOS BARBOSA
DATA: 24/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fex-fabn-cfu

Melhorando a percepção de informações em fisicalizações de dados através da otimização da escala de cores

Fisicalização de Dados; Escala de Cores; Visão Computacional; Avaliação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Fisicalização de Dados é a área que investiga como objetos físicos podem codificar dados através de suas características físicas (geometria e materiais) e visuais. Assim como na visualização da informação, a cor desempenha um papel fundamental na fisicalização dos dados, permitindo a codificação dos dados, a separação dos elementos e ajudando a destacar a informação visual. A ciência das cores pode ser aplicada para melhorar a codificação e análise de dados em fisicalizações, uma vez que, neste contexto, as cores podem ser influenciadas pelo material utilizado na fisicalização, pelo ambiente e pelas características do dispositivo emissor de luz. A proposta desta tese centra-se no papel da cor na fisicalização de dados, focando nos aspectos mais comuns de seleção de escalas de cores em tarefas de visualização: categórica, contínua e divergente. Um estudo em duas etapas foi desenvolvido para selecionar cores apropriadas para fisicalização de dados. A fisicalização utilizada é um gráfico de barras 3D com um LED inserido em uma das barras para codificar os dados por cores. A metodologia de avaliação compreende duas etapas principais. Na primeira etapa, um teste de daltonismo foi adaptado para ser realizado por meio de fisicalização e comparado com o mesmo teste em versão digital, onde a principal tarefa era ordenar as cores do cenário proposto. Um conjunto de métricas foi utilizado para avaliar o impacto das cores no contexto desta fisicalização. A análise dos resultados desta etapa permitiu sugerir um conjunto de escalas de cores adequadas ao ambiente de fisicalização proposto. Na segunda etapa, foi realizada uma avaliação com três grupos de usuários em tarefas comuns de visualização de informações, como identificação, agrupamento e comparação de valores, para validar as escalas de cores propostas na primeira etapa. As escalas de cores utilizadas foram as propostas pelo estudo e baseadas em ferramentas de visualização de mercado e literatura. A hipótese para os resultados destes testes é que a escolha criteriosa de uma paleta de cores para um cenário de inspeção produz resultados mais promissores do que paletas escolhidas a partir de cenários digitais. Os resultados dos testes do usuário também podem fornecer informações valiosas para melhorar o design da inspeção e a própria paleta de cores. Os resultados confirmaram a hipótese de melhor percepção do usuário sobre as cores e seu mapeamento de dados, resultando em melhor desempenho em tarefas comuns de visualização. As próximas etapas deste trabalho incluem avaliação automática utilizando métodos de visão computacional das cores propostas para as fisicalizações, bem como novas condições para avaliação desses métodos, como outros dispositivos de emissão de luz e outros parâmetros de configuração, que podem gerar um conjunto de heurísticas para orientar o desenvolvimento de avaliadores automáticos. A contribuição adicional é sugerir paletas de cores de acordo com a tarefa do usuário e a entrada inicial de cores.

Externo à Instituição - ANDERSON GREGÓRIO MARQUES SOARES
Presidente - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Interno - 2410749 - CARLOS GUSTAVO RESQUE DOS SANTOS
Interno - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS