Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FELIPE CARVALHO NAZÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FELIPE CARVALHO NAZÁRIO
DATA: 22/09/2023
LOCAL: Online

Exploring The Consistency Between Development and Production Environments through Infrastructure as Code

DevOps, Entrega Contínua, Gerenciamento de Configuração, Equipes de Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
Resumo: Contexto: A Gestão da Configuração dos ambientes de desenvolvimento e produção é um aspecto importante das operações de TI em empresas de desenvolvimento de software. No entanto, gerenciar as diferenças de configuração entre esses dois ambientes pode ser desafiador, levando a comportamentos inconsistentes, erros inesperados e aumento do tempo de inatividade. Por isso, analisamos também a jornada de pequenas equipes de TI dos Institutos Federais de Saúde do governo brasileiro à medida que adotavam a Infraestrutura como Código (IaC).

Objetivo: Neste estudo, buscamos investigar as estratégias que as empresas de software adotam para mitigar as diferenças de configuração entre os ambientes de desenvolvimento e produção. Nosso objetivo é entender como essas estratégias contribuem para reduzir o risco de problemas relacionados à configuração, garantindo o funcionamento tranquilo e confiável dos sistemas de software. Enquanto reunimos informações de um relato de experiência que se concentra nos desafios enfrentados durante uma transição de aproximadamente oito anos para IaC, usando contêineres e práticas de IaC em vez da infraestrutura tradicional baseada em VM.

Método: Para atingir esse objetivo, entrevistamos \totalParticipants participantes e aproveitamos a metodologia de Análise Temática para analisar os dados da entrevista. Codificando e categorizando sistematicamente as informações e os temas-chave. Dentre esses participantes, temos profissionais de TI, gerentes de operações e outras partes interessadas envolvidas no gerenciamento e implantação de sistemas. Eles nos fornecem informações valiosas sobre as práticas, processos, desafios ou problemas atuais que eles enfrentaram. Além disso, documentamos a jornada de pequenas equipes de TI em um dos Institutos Federais de Saúde do governo brasileiro ao adotarem as práticas de IaC. Este relato se concentra nos desafios enfrentados durante essa transição de aproximadamente oito anos para IaC, usando contêineres e práticas de IaC em vez da infraestrutura tradicional baseada em VM.

Resultados: Com base nas entrevistas, classificamos as oito estratégias que explicam como as empresas desenvolvedoras de software estão mitigando essas diferenças de configuração. Essas estratégias variam desde a criação de planos detalhados de gerenciamento de configuração usando ferramentas de automação e desenvolvimento de processos para testar e validar alterações por meio de contêineres e tecnologias de virtualização. Além disso, discutimos como o uso de contêineres ajudou a mitigar problemas ao atualizar aplicativos com requisitos de pilha semelhantes. Também destacamos os benefícios dos planos de gerenciamento de configuração e das ferramentas de IaC na redução de SLAs.

Conclusão: A principal contribuição deste trabalho é a compreensão das estratégias que permitem às empresas mitigar os riscos de problemas relacionados à configuração e garantir que seus sistemas funcionem de maneira suave e confiável. Ao implementar essas estratégias, as empresas podem melhorar sua capacidade de responder de forma rápida e eficaz às mudanças no ambiente de produção. Além disso, eles também podem garantir a conformidade com os padrões e regulamentações do setor. Embora enfatize as vantagens da IaC, este trabalho enfatiza a importância da colaboração entre os times, garantia de qualidade para adotar com sucesso uma mentalidade de DevOps. Os autores procuram preencher as lacunas entre as equipes, promovendo os benefícios das práticas de IaC e aumentando a conscientização sobre elas.

Presidente - 1277614 - GUSTAVO HENRIQUE LIMA PINTO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 1065252 - VICTOR HUGO SANTIAGO COSTA PINTO
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO MIRANDA MEIRELLES